A exposição Culture Shock, em Abidjan, na Côte d'Ivoire, aberta até 15 de Outubro, apresenta obras de arte tradicionais e futuristas de três artistas ivoirenses, cujo cerne é explorar o futuro de África através da arte e da tecnologia.
Um grupo de académicos, membros da Coordenação Municipal dos Estudantes do Kilamba Kiaxi, em Luanda, realizam, no próximo dia 30 do corrente mês, na Escola 8057, uma Conferência sobre a Vida e Obra de António Agostinho Neto.
O grupo musical Ngola Choir apresentou, domingo, músicas sobre a ancestralidade, com destaque para “Nkosi Sikelel I África”, hino nacional da África do Sul, e “No Woman no Cry”, de Bob Marley, durante um concerto enquadrado no programa “Gospel no Palácio de Ferro”.
Ao som do batuque, os integrantes do grupo subiram ao palco vestido de traje africano. De forma entusiástica, os 15 elementos posicionavam-se para a primeira actuação da tarde que levaram para o palco do Palácio de Ferro, um repertório de músicas tradicionais, com destaque para temas em línguas em lingala e kimbundo.
Durante a exibição, o grupo musical Ngola Choir interpretou canções como "África”, "Tanesu”, "Tala Kubandela”, "Nkosi Sikelel`i”, "Silêncio” e "Mungo”. Para o segundo momento musical, o grupo coral escolheu o tema "No Womam no Cry”, muito conhecido por sua mensagem de coragem e resistência, observando também os problemas políticos e sociais. A canção despertou o público que estava retraído devido ao frio que "timidamente”, já se faz sentir na capital do país. O público retribuiu o momento com alegria e aplaude em pé.
Na terceira etapa da actuação do grupo Ngola Choir, que teve como vocalista principal a corista Manuela, líder do grupo Isaque Cadete. Caracterizado pelo "som da voz negra”, o grupo Ngola Choir levou para o último momento da noite músicas mais dançantes. Foram cantadas os temas "Kundila”, na voz de Odeth, enquanto o "Ngongo Iandala Henda”, "África”, "Nkembo pe Lokumu” e "Wiza Mfumu Do”, foram interpretados na voz de Elias.
Mais de uma centena de pessoas assistiram o espectáculo que decorreu no âmbito das comemorações do Dia de África, a ser celebrado a 25 de Maio. Ngola Choir é o primeiro grupo a fazer estreia no programa "Gospel no Palácio de Ferro”, projecto de dinamização e divulgação deste segmento musical.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA 45ª sessão do Comité do Património Mundial, que terminou na segunda-feira, em Riade, na Arábia Saudita, inscreveu 42 novos sítios e aprovou a extensão de cinco sítios na Lista do Património Mundial da UNESCO.
A cantora Pérola vai abrilhantar amanhã à noite, no cine Atlântico, em Luanda, um concerto ao vivo, onde irá brindar os seus fãs com várias surpresas, dentre elas a interpretação de alguns temas do mais recente álbum intitulado “Sincera”.
O candidato Zeca Moreno foi confirmado, nesta segunda-feira, em Luanda, pela Comissão Eleitoral Nacional da União Nacional dos Artistas e Compositores - Sociedade de Autor (UNAC-SA), como o único concorrente ao pleito eleitoral marcado para o próximo dia 7 de Outubro, nas 8 províncias do país.
A governadora de Nova Iorque, Kathy Hochul, declarou hoje estado de emergência devido às chuvas que estão a causar inundações repentinas em várias áreas da cidade, afetando os serviços de metro e autocarro e deixando estradas completamente intransitáveis.
O novo “Título do Veículo Automóvel”, documento que vai passar a identificar, doravante, as características físicas das viaturas e os dados essenciais do proprietário, foi lançado, esta sexta-feira, na Direcção de Trânsito e Segurança Rodoviária, pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Adão de Almeida.