Cultura

Grupo Ngola Choir interpreta canções sobre a ancestralidade

O grupo musical Ngola Choir apresentou, domingo, músicas sobre a ancestralidade, com destaque para “Nkosi Sikelel I África”, hino nacional da África do Sul, e “No Woman no Cry”, de Bob Marley, durante um concerto enquadrado no programa “Gospel no Palácio de Ferro”.

23/05/2023  Última atualização 11H11
© Fotografia por: Vigas da Purificação | Edições Novembro

Ao som do batuque, os integrantes do grupo subiram ao palco vestido de traje africano. De forma entusiástica, os 15 elementos posicionavam-se para a primeira actuação da tarde que levaram para o palco do Palácio de Ferro, um repertório de músicas tradicionais, com destaque para temas em línguas em lingala e kimbundo.

Durante a exibição, o grupo musical Ngola Choir interpretou canções como "África”, "Tanesu”, "Tala Kubandela”, "Nkosi Sikelel`i”, "Silêncio” e "Mungo”. Para o segundo momento musical, o grupo coral escolheu o tema "No Womam no Cry”, muito conhecido por sua mensagem de coragem e resistência, observando também os problemas políticos e sociais. A canção despertou o público que estava retraído devido ao frio que "timidamente”, já se faz sentir na capital do país. O público retribuiu o momento com alegria e aplaude em pé.

Na terceira etapa da actuação do grupo Ngola Choir, que teve como vocalista principal a corista Manuela, líder do grupo Isaque Cadete. Caracterizado pelo "som da voz negra”, o grupo Ngola Choir levou para o último momento da noite músicas mais dançantes. Foram cantadas os temas "Kundila”, na voz de Odeth, enquanto o "Ngongo Iandala Henda”, "África”, "Nkembo pe Lokumu” e "Wiza Mfumu Do”, foram interpretados na voz de Elias.

Mais de uma centena de pessoas assistiram o espectáculo que decorreu no âmbito das comemorações do Dia de África, a ser celebrado a 25 de Maio. Ngola Choir é o primeiro grupo a fazer estreia no programa "Gospel no Palácio de Ferro”, projecto de dinamização e divulgação deste segmento musical.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura