A exposição fotográfica denominada "Angola É Aqui" foi inaugurada, no sábado, em Águas Lindas de Goiás, no Entorno do Distrito Federal em Brasília, no Brasil.
O legado do escritor e etnólogo angolano Óscar Ribas é o tema do congresso internacional que se realiza hoje e amanhã, a partir das 10h00, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em Portugal, que reúne comunicações de estudiosos angolanos, portugueses e brasileiros.
O grupo de teatro Jovens da Mulemba estreia, hoje, a partir das 18h00, na Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos (LAASP), em Luanda, a peça intitulada “Em nome da Santa Crise”.
Por causa do custo de vida, disse, o Zacarias deixou de cumprir com a responsabilidade que lhe cabe no lar, que é a de prover, e dar sustento à família. António Kativa acrescentou que o enredo aborda, igualmente, as consequências da crise económica no país.
Para o director, sendo esta uma situação que preocupa a todos, ressaltou que vai ser levada ao público uma reflexão holística do conceito nas diferentes perspectivas, com realce para a dimensão social, cultural e económica.
"Queremos com este espectáculo, passar uma mensagem sobre o estado económico e social do país, mas de forma descontraída e muito sarcástica. Vamos trazer à baila as discussões sobre a perda de valores no mundo contemporâneo. Onde as pessoas são cada vez mais materialistas e as dificuldades, a miséria, o sofrimento sobrepõem muitas vezes a moral social”, acrescentou o encenador. O grupo de teatro "Jovens da Mulemba” foi fundado no dia 10 de Setembro de 2011, no distrito 11 de Novembro, no bairro Mulemba Waxa Ngola. Nestes anos de existência tem feito trabalhos comunitários de sensibilização por meio do teatro nos mercados, escolas, igrejas e hospitais, assim como exibições em salas convencionais e teatros corporativos para diversas empresas.
Em 2018 começou a fazer espectáculos no centro da cidade e participam com as representações de teatro em algumas actividades institucionais de empresas públicas e projectos culturais. O grupo é parceiro da Fundação Arte e Cultura (FAC) e procura ter uma maior visibilidade.
O "Jovens da Mulemba” conquistou o primeiro diploma de mérito no ano de 2020, nos Prémios Nova Geração, como melhor grupo de teatro do ano, numa iniciativa do Conselho Provincial da Juventude e a comissão executiva dos Prémios Nova Geração.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA nova rainha Nhakatolo, Anabela Ngambo Kaumba, que sucede ao trono à irmã Nhakatolo Tchilombo, falecida a 16 de Julho de 2023, vítima de doença, foi sábado entronizada como a líder do povo Luvale.
Maya Lisalda Van-Dúnem do Carmo, ou simplesmente Maya Lis, uma das dez concorrentes da 27ª edição do Festival da Canção de Luanda, promovido pela Luanda Antena Comercial (LAC), manifestou alegria por estar entre os dez finalistas ao concurso de música.
“Sinistro, o poder do pé no acelerador” é o título da peça de teatro, do projecto “Kubata Negríssima”, a ser exibida, amanhã, às 17h30, no Hotel Royal Plaza, em Luanda, que aborda poeticamente sobre o impacto da sinistralidade rodoviária no país.
A Fazenda Mumba, localizada nas margens do rio Cuvango, província da Huíla, foi escolhida como um dos principais cenários para as gravações da nova novela do canal de TV português, TVI, prevista para estrear em Novembro deste ano.
O segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.