Cultura

Grupo Jovens da Mulemba estreia peça sobre a situação financeira

Armindo Canda

Jornalista

O grupo de teatro Jovens da Mulemba estreia, hoje, a partir das 18h00, na Liga Angolana de Amizade e Solidariedade com os Povos (LAASP), em Luanda, a peça intitulada “Em nome da Santa Crise”.

03/08/2024  Última atualização 09H15
Grupo de teatro procura ter uma maior visibilidade no mercado © Fotografia por: DR
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o encenador e director do grupo António Kativa explicou que a peça, é uma comédia que retrata a vida de Zacarias, um jovem trabalhador, mas que se vê apertado diante das dificuldades e do custo de vida.

Por causa do custo de vida, disse, o Zacarias deixou de cumprir com a responsabilidade que lhe cabe no lar, que é a de prover, e dar sustento à família. António Kativa acrescentou que o enredo aborda, igualmente, as consequências da crise económica no país.

Para o director, sendo esta uma situação que preocupa a todos, ressaltou que vai ser levada ao público uma reflexão holística do conceito nas diferentes perspectivas, com realce para a dimensão social, cultural e económica.

"Queremos com este espectáculo, passar uma mensagem sobre o estado económico e social do país, mas de forma descontraída e muito sarcástica. Vamos trazer à baila as discussões sobre a perda de valores no mundo contemporâneo. Onde as pessoas são cada vez mais materialistas e as dificuldades, a miséria, o sofrimento sobrepõem muitas vezes a moral social”, acrescentou o encenador.  O grupo de teatro "Jovens da Mulemba” foi fundado no dia 10 de Setembro de 2011, no distrito 11 de Novembro, no bairro Mulemba Waxa Ngola. Nestes anos de existência tem feito trabalhos comunitários de sensibilização por meio do teatro nos mercados, escolas, igrejas e hospitais, assim como exibições em salas convencionais e teatros corporativos para diversas empresas.

Em 2018 começou a fazer espectáculos no centro da cidade e participam com as representações de teatro em algumas actividades institucionais de empresas públicas e projectos culturais.  O grupo é parceiro da Fundação Arte e Cultura (FAC) e procura ter uma maior visibilidade.

O "Jovens da Mulemba” conquistou o primeiro diploma de mérito no ano de 2020, nos Prémios Nova Geração, como melhor grupo de teatro do ano, numa iniciativa do Conselho Provincial da Juventude e a comissão executiva dos Prémios Nova Geração.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura