Cultura

Grupo Henriques Artes inaugura sala de espectáculo “Chá de Caxinde - Espaço Cultural”

Mário Cohen

Jornalista

A companhia de teatro Henriques Artes inaugura, hoje, às 19h00, em Luanda, a sala de espectáculo teatral denominada “Chá de Caxinde - Espaço Cultural”, na Avenida do 1º Congresso do MPLA, na associação, com a obra “Passageiro 640”.

25/03/2023  Última atualização 11H15
© Fotografia por: DR

A iniciativa é da Chá de Caxinde (restaurante, bar e espaço cultural) e da Fabiwil Eventos, que criaram o projecto  "Há Teatro no Caxinde”, informou ao Jornal de Angola, a mentora do programa e directora da Fabiwil, Madalena Guedes.

A pré-estreia, explica, aconteceu no passado dia 4 do mês em curso, com Henrique Artes. Disse ainda que o projecto está aberto a todos os grupos do país que queiram apresentar as suas peças, acrescentando que o objectivo é dinamizar as artes cénicas, bem como fazer com que  os grupos estejam em constante actividade.

Madalena Guedes afirmou que a ideia  do projecto é promover e divulgar os trabalhos dos grupos teatrais, assim como contribuir com desenvolvimento da arte. Segunda ela, também vai exibir obras infantis para "as nossas crianças”.

A obra conta a história de um casal, que por falta de amor verdadeiro, confiança mútua, convivem e vivem, mas não se conhecem. É o extremo no real esplendor, onde a violência doméstica e a marca de registo da peça, onde o casal Francisco e Virgínia vivem momentos duros de um casal que tinha tudo para ser feliz.

A quebra entre os pilares, narra a peça, não desilude somente os dois envolvidos, mas também, destrói uma sociedade, porque crescem filhos sem o calor e valores de uma verdadeira família.

Os ingressos estão a ser comercializados a cinco mil kwanzas. A obra tem a direcção e encenação de Flávio Ferrão e Joel Mulemba, com o elenco, Adilson Cadeth e Clenir Agnete

 Com esse espaço, assegura, Madalena Guedes, os grupos de Luanda acabam de ganhar um recinto próprio para exibirem as suas obras, principalmente as agremiações que não têm salas para realizar os seus espectáculos.

Historial 

A companhia de teatro Henrique Artes foi fundada a 26 de Outubro de 2000, por estudantes do ensino pré-universitário. A peça de teatro "Hotel Komarka”, que já foi exibida em mais de 10 províncias e na 20.ª edição do Festival de Teatro de Mindelo (MINDELACT), em Cabo Verde, é uma das suas principais referências.

"Hotel Komarca” é uma peça que retrata a vida de sete presos dentro de uma cela. É um espectáculo cheio de humor, onde cada detido relata o crime que o levou a viver naquele novo espaço a que chamam Hotel Komarka.

Outro destaque é o monólogo "A Órfã do Rei”, encenado por Flávio Ferrão e interpretado por Mel Gamboa, que foi apresentada no Festival Lusófono de Teresina, no Brasil.

Henrique Artes já conquistou dois prémios Cidade de Luanda, com as obras "Meu Enigma”, em 2004, e "Côncavo e Convexo”, em 2008.  No ano de 2005, ocupou o  segundo lugar na categoria de encenação e o de melhor actriz, atribuído a Matilde Kabango, do mesmo prémio.

Ainda sobre o projecto, conta,  está programado para o dia 8 de Abril, a exibição da obra "As Aventuras do Zé Carioca”, do Amazonas Teatro e para 6 de Maio, o espectáculo "Casados e Cansados”, do grupo Enigma Teatro.

Alusivo ao Dia da Criança, afirma, está agendado, realização da peça "O Rei Leão”, nos dias 3 e 4 de Junho. Há outras peças por agendar os seus espectáculos. Para a mentora, os grupos interessados a fazer parte do projecto, explica, devem entrar em contacto com a direcção da Fabiwil, ou enviarem as obras em áudio ou por escrito para serem avaliadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura