Cultura

Grupo de teatro JAPA apela à sociedade a fazer boas escolhas

Gil Vieira

Jornalista

A peça de teatro “Decisão Final”, apresentada, domingo, na Casa da Juventude de Viana, em Luanda, pelo grupo Jovens Apaixonados pela Arte (JAPA), apela à sociedade, sobretudo aos jovens, a fazer boas escolhas.

06/08/2024  Última atualização 11H05
© Fotografia por: DR

Segundo o director do grupo, Fernando Vunza, por sentir que muitas pessoas não têm atingido grandes patamares na vida por conta de más decisões, é que o grupo optou por levar à cena uma peça com esse pendor educativo.

Fernando Vunza explicou que o grupo JAPA ao narrar a história de dois jovens apaixonados, que se deparam com uma escolha difícil, classificada como a "decisão final”, almejou mostrar técnicas essenciais que devem ser usadas para se fazer boas escolhas.

Entre alguns métodos, disse, estava o pedido de conselhos. "Quando se conversa com uma pessoa amiga, principalmente com maior experiência, pode ajudar numa melhor tomada da decisão”.

Fernando Vunza afirmou, também, que escolhas feitas voltadas a valores morais, foi uma outra técnica demonstrada durante a encenação da peça. "O grupo mostrou, igualmente, que a tomada de decisão pode ser uma jornada de autoconhecimento, empoderamento e crescimento pessoal”, disse.

Fernando Vunza considerou ser importante que as agremiações usem o teatro como forma de abordar vários temas pertinentes, de forma a ajudar no desenvolvimento da sociedade. 

O grupo Jovens Apaixonados pela Arte (JAPA) foi criado em 2021, no colégio PDC, pelo professor Fernando Vunza, juntamente com os estudantes Sérgio Martins e Pedro Kaluquembe.

A agremiação criou um grande impacto no colégio PDC, com a primeira obra "Makas na Família Kinavuide”, que dali para frente não mais parou de representar. Por esse feito, o grupo foi incentivado a tirar mais três partes da peça.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura