A peça de teatro “Decisão Final”, apresentada, domingo, na Casa da Juventude de Viana, em Luanda, pelo grupo Jovens Apaixonados pela Arte (JAPA), apela à sociedade, sobretudo aos jovens, a fazer boas escolhas.
Segundo o director do grupo, Fernando Vunza, por sentir que muitas pessoas não têm atingido grandes patamares na vida por conta de más decisões, é que o grupo optou por levar à cena uma peça com esse pendor educativo.
Fernando Vunza explicou que o grupo JAPA ao narrar a história de dois jovens apaixonados, que se deparam com uma escolha difícil, classificada como a "decisão final”, almejou mostrar técnicas essenciais que devem ser usadas para se fazer boas escolhas.
Entre alguns métodos, disse, estava o pedido de conselhos. "Quando se conversa com uma pessoa amiga, principalmente com maior experiência, pode ajudar numa melhor tomada da decisão”.
Fernando Vunza afirmou, também, que escolhas feitas voltadas a valores morais, foi uma outra técnica demonstrada durante a encenação da peça. "O grupo mostrou, igualmente, que a tomada de decisão pode ser uma jornada de autoconhecimento, empoderamento e crescimento pessoal”, disse.
Fernando Vunza considerou ser importante que as agremiações usem o teatro como forma de abordar vários temas pertinentes, de forma a ajudar no desenvolvimento da sociedade.
O grupo Jovens Apaixonados pela Arte (JAPA) foi criado em 2021, no colégio PDC, pelo professor Fernando Vunza, juntamente com os estudantes Sérgio Martins e Pedro Kaluquembe.
A agremiação criou um grande impacto no colégio PDC, com a primeira obra "Makas na Família Kinavuide”, que dali para frente não mais parou de representar. Por esse feito, o grupo foi incentivado a tirar mais três partes da peça.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO legado do escritor e etnólogo angolano Óscar Ribas é o tema do congresso internacional que se realiza hoje e amanhã, a partir das 10h00, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP), em Portugal, que reúne comunicações de estudiosos angolanos, portugueses e brasileiros.
A nova rainha Nhakatolo, Anabela Ngambo Kaumba, que sucede ao trono à irmã Nhakatolo Tchilombo, falecida a 16 de Julho de 2023, vítima de doença, foi sábado entronizada como a líder do povo Luvale.
Maya Lisalda Van-Dúnem do Carmo, ou simplesmente Maya Lis, uma das dez concorrentes da 27ª edição do Festival da Canção de Luanda, promovido pela Luanda Antena Comercial (LAC), manifestou alegria por estar entre os dez finalistas ao concurso de música.
“Sinistro, o poder do pé no acelerador” é o título da peça de teatro, do projecto “Kubata Negríssima”, a ser exibida, amanhã, às 17h30, no Hotel Royal Plaza, em Luanda, que aborda poeticamente sobre o impacto da sinistralidade rodoviária no país.
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) realiza desde terça-feira, em Luanda, o III Encontro Metodológico sobre Gestão de Riscos e Desastres Naturais, com o objectivo de encontrar as melhores soluções que visam mitigar as diferentes formas de calamidades ocorrentes no país.
O secretário de Estado para Águas, António Belsa da Costa, anunciou, terça-feira, em Luanda, que até 2027, vão ser concluídas cerca de 1,4 milhão de ligações domiciliares para a distribuição de água potável em todo o país.
Angola defendeu na ONU que o Conselho de Segurança precisa de garantir um apoio político completo e consistente às operações de paz, a fim de lhes permitir cumprir os seus mandatos de forma mais eficaz e criar condições favoráveis para encontrar soluções duráveis em conflitos.
A Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, reuniu-se terça-feira, em Luanda, com alguns líderes religiosos para auscultar a participação social das igrejas no seguimento da educação, saúde e combate à pobreza. Em audiência, a Vice-Presidente da República recebeu o Conselho das Igrejas Cristãs em Angola (CICA) e o Conselho de Igrejas de Reavivamento de Angola (CIRA).
Seis mil e 597 utentes com diversas patologias foram atendidos, durante sete dias, no navio-hospital chinês “Arca da Paz”, durante a sua estadia no país, informou, terça-feira, o capitão-de-mar-e-guerra Joaquim Caculo.
O presidente do Instituto Cubano de Amizade com os Povos, Fernando Gonzalez Llort, considerou, terça-feira, em Havana, Cuba, a figura de António Agostinho Neto como um homem de pensamento crítico, de carácter firme que sonhou e criou uma República soberana contra todas as interferências de potências estrangeiras.