Cultura

Grupo de teatro Ana Manda leva à cena a peça “África”

Gil Vieira

Jornalista

O grupo de teatro Ana Manda apresenta, hoje, às 19h00, no auditório da LAASP (Ex-Liga Africana), em Luanda, o espectáculo dramático “África”.

26/07/2024  Última atualização 08H05
Actores nos acertos finais depois de mais um dia de ensaios © Fotografia por: DR
A peça retrata a época da escravatura, um episódio que vitimou milhares de famílias do continente-berço da humanidade.

De forma dramática, o grupo vai retratar a vida dos africanos que viveram naquela época de injustiças, discriminação e privatização de direitos, declarados actualmente como Direitos Humanos.

Segundo o produtor da peça, Dionísio Soares, "África” serve para apresentar aos angolanos uma demonstração cénica que relança o olhar para o passado, de forma a fazer uma perspectiva sobre o futuro do continente.

O interlocutor referiu que o objectivo é promover uma reflexão acerca dos caminhos que o povo africano trilha. "Ao trazermos à cena a peça, que é uma volta ao passado, às lutas, às injustiças e ao sofrimento por que o povo passou, almejamos fazer ressurgir as forças do Pan-africanismo para traçarmos linhas melhores ao futuro de África”, afirmou.

Dionísio Soares explicou que para o cenário se escolheu uma localidade imaginária do continente, onde se vai desenrolar uma história de luta pela liberdade e dignidade humana.

"Trazemos um drama com personagens que buscam em cada cena mostrar os sacrifícios consentidos pelo povo africano, que naquela altura almejava acabar com o sofrimento e reivindicar o direito à vida e à liberdade”, sublinhou.

O grupo de teatro Ana Manda foi fundado a 17 de Fevereiro de 1996, por António Francisco Manuel, Tito Gaspar, Carlos Mendonça, Francisco Martins, Manuela Jacinto, Branca Jacinto, Carolina Coimbra e Maria Lindador Júnior.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura