Política

Grupo CPLP elogia esforço de Angola na pacificação de África

JA Online

O Grupo da CPLP na Etiópia elogiou hoje, quinta-feira, o Governo angolano pelos esforços a nível da União Africana (UA) que visam aumentar a consciencialização e mobilizar apoio à reconciliação como uma ferramenta vital para se alcançar uma paz duradoura no continente.

02/02/2023  Última atualização 19H04
© Fotografia por: cedida

Reunido na tarde de hoje em Addis Abeba, o Grupo saudou a comemoração, pela primeira vez, do 31 de Janeiro, "Dia da Paz e Reconciliação em África”, cuja cerimónia de lançamento contou com uma declaração do Presidente da República de Angola, João Lourenço, enquanto Campeão da UA para a Paz e Reconciliação.


Segundo o embaixador de Angola na Etiópia e representante permanente junto da UA, Francisco José da Cruz, a celebração da efeméride "foi uma oportunidade para mobilizar e reafirmar o apoio, entre outros, aos processos de Luanda e Nairobi sobre o conflito no Leste da RDC”.


Acrescentou que o evento apelou à plena implementação do acordo de paz de Pretória entre o Governo Federal da Etiópia e a Frente de Libertação do Povo Tigray e a Declaração de Nairobi que a acompanha.


Disse que a comemoração inaugural foi também uma oportunidade para se instar as partes envolvidas noutros processos de paz, designadamente da Líbia, Sudão e Sudão do Sul a engajarem-se mais activamente na implementação dos compromissos assumidos para a prevenção, gestão e resolução de conflitos e a promoção de uma reconciliação efectiva e abrangente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política