A exposição fotográfica intitulada “António Agostinho Neto, uma vida de entrega” está patente desde sábado até a primeira semana do mês de Setembro, nas salas 1 e 2 do Museu Nacional Estância Jesuítica de Alta Gracia, província de Córdoba, na Argentina.
O músico e guitarrista angolano Pop Show, fundador da banda musical Afra Sound Stars, morreu, ontem, em Luanda, vítima de doença. A triste notícia foi confirmada pelo realizador de cinema e amigo de longa data do cantor, Nguxi dos Santos.
O grupo Coral Lenvu, da Igreja Evangélica Baptista em Angola (IEBA), na província do Uíge, venceu a primeira edição do Festival Provincial de Coros, na qual participaram 22 grupos corais de distintas congregações religiosas.
O grupo coral interpretou o hino, em língua kikongo, intitulado "Tata Nzambi Sakumuna tchetu ya Angola”, que em português significa "Deus ajuda e abençoe a nossa terra Angola”. O hino transmite mensagens que visam rogar à Deus para que derrame bênção, paz, saúde e bem-estar aos angolanos.
O grupo vencedor recebeu como prémio o valor de 200 mil kwanzas e um certificado de mérito.
O presidente do Coral Lenvu, Fernando Ndombaxi, enalteceu a distinção e afirmou ser fruto do trabalho árduo que o grupo tem vindo a desenvolver na expansão do evangelho nas comunidades, bem como na pacificação dos espíritos. "Louvamos a confiança que o júri depositaram em nós. O prémio vai dar mais força na organização do trabalho, por isso, expressamos de viva voz, o nosso muito obrigado”, disse Fernando Ndombaxi, em nome do grupo.
O grupo coral Lenvu foi fundado em 1976, na paróquia "a Vitória da Fé”, no bairro Mbemba Ngango, na cidade do Uíge.
Actualmente, é composto por 54 membros dedicados à vida espiritual e aos ensinamentos de Cristo, plasmados nos princípios do amor ao próximo, perdão e solidariedade.
O segundo lugar foi ocupado pelo coro da Escola Bíblica Dominical da IEBA, que recebeu como prémio a quantia de 170 mil kwanzas. O grupo é composto por 140 membros e foi fundado em 1975, com o objectivo de levar o evangelho até às zonas recônditas.
O responsável do coro da Escola Bíblica Dominical, Santos Makuenda, disse que o grupo apresentou a música intitulada "Sou Angola”, na qual é transmitida de mensagens do desejo de viver em paz e amor ao próximo.
Santos Makuenda disse que a conquista do segundo lugar no festival, incentiva-os a gravar, nos próximos dias, o seu primeiro disco, bem com a realização de um concerto musical gospel. "As condições para o efeito estão a ser criadas”, garantir.
O terceiro classificado, o grupo "Santa Cruz” da Igreja Anglicana recebeu como prémio o valor de 150 mil kwanzas, enquanto os grupos "União de Jovens em Cristo” e "CEDOK” da IERA tiveram direito a 62.500 kwanzas.
Promovido pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos do Uíge, a primeira edição do Festival Provincial de Coros, realizada no domingo, na cidade do Bago Vermelho, foi testemunhada pelo governador do Uíge, José Carvalho da Rocha, que na ocasião destacou o papel evangélico da igreja na educação cívica e moral da sociedade, visando a construção de uma Angola melhor.
José Carvalho da Rocha garantiu o compromisso do Governo do Uíge em continuar a trabalhar em estreita colaboração com a Igreja, como parceiro na resolução de várias questões sociais, ligadas a melhoria das condições de vida da população.
O director do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto do Uíge, Manuel Domingos, disse que o festival teve como objectivo valorizar o trabalho que os grupos corais têm vindo a desenvolver e dar mais incentivo a música gospel, que segundo ele "ocupar um lugar cimeiro na pacificação dos espíritos e no consolo dos problemas que no dia-a-dia afligem a população”.
Manuel Domingos garantiu terem sido seleccionados 16 grupos corais participantes no festival para fazerem parte da gravação da primeira colectânea discográfica de coros da província do Uíge, a ser lançada em breve.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNove conjuntos de pinturas rupestres na província do Namibe foram classificadas como património histórico-cultural nacional, elevando o seu grau de protecção e valorização, segundo um decreto executivo do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Antes mesmo de desembarcarmos, quando o barco chega à ilha, não temos dúvidas nenhumas: ela faz parte desses sítios, situados na costa de Dakar, que é preciso visitar para compreender a história da cidade e do país, a sua vocação continental, especificamente em relação aos outros países da África Ocidental, que a situa como um dos “ventres” das diásporas africanas, que hoje existem pelo mundo.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
O candidato a Presidente da República do Partido de Renovação Social (PRS), Benedito Daniel, prometeu que caso vença as próximas eleições gerais criar projectos sustentáveis para desenvolver e alavancar a agricultura familiar na Lunda-Norte.
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.