A direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) teve uma reunião com os representantes da ANCAF (Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol), esta terça-feira, para abordar a criação da futura liga de clubes, pressuposto que passa pela alteração da actual Lei de Base dos Desportos.
Os jogadores do Umraniyespor e do Antalyaspor Geraldo e Fredy afirmaram, esta terça-feira, que estão em contacto com os compatriotas, depois do sismo ocorrido na Síria e Turquia, de magnitude 7,8 na escala de Richter, na madrugada de segunda-feira.
Com uma assistência e um golo “histórico”, o atacante Robert Lewandowski levou a Polónia ao topo do Grupo C do Campeonato do Mundo de futebol, que decorreu no Qatar até 18 de Dezembro, após a vitória por 2-0 sobre Arábia Saudita no segundo jogo.
A vitória aumenta a probabilidade de classificação aos oitavos-de-final e atira a pressão aos argentinos de Lionel Messi no último jogo da fase regular.
O camisa 9 polaco entrou motivado para apagar a história do jogo de estreia, no qual falhou um penáltie e permitiu o empate com o México. Ontem, no quinto jogo de um Mundial, o atacante do FC Barcelona balançou as redes pela primeira vez na carreira. A satisfação contagiante do atleta no Estádio Education City é enriquecida com a assistência para o golo de Zielinski e um remate à trave da baliza do guarda-redes Al-Owais.
Com a vitória, Lewa, como também é conhecido entre os amigos, respira de alívio ao lado de colegas comandados por Czeslaw Michniewicz.
HISTÓRIA DO JOGO
A jogar em "casa”, Arábia Saudita fez-se representar em grande número nas bancadas após a vitória sobre a Argentina. A confiança do grupo era alta. A pressão sobre os europeus ficou vincado nos minutos 15 e 16, quando os polacos Kiwior e Cash receberam cartões amarelos por entradas duras nos sauditas. Na sequência, aos 19 minutos, Milik juntou-se ao grupo de amarelados por puxar calção de Al-Amri e impediu um contra-ataque da Arábia.
O técnico alterou o sistema táctico e passou a controlar mais a bola, mesmo a Arábia Saudita apresentar-se melhor no jogo. Aos 39 minutos, Zielinski recebeu um passe dentro da área de Lewandowski e abriu o placard com um remate de belo feito. O golo foi o primeiro no Estádio Education City neste mundial.
Em busca do empate, a Arábia Saudita acelerou mais e passou a desbravar a área adversária. Aos 41 minutos, o VAR entrou em acção ao recomendar a revisão de uma disputa em que Bielik derrubou Al Sheri. O árbitro brasileiro Wilton Pereira Sampaio não teve dúvida da falta e marcou a penalidade.
Delírio total no estádio Education City. A expectativa do empate mexeu com os corações dos sauditas. Com as mãos ao alto e nos rostos, as preces foram enviadas ao Alá. Salem Al-Dawsari é chamado para cobrar. Movido de cinismo, cobrou rasteiro no lado direito e o guarda-redes Szczesny fez-se ao lance e travou a trajectória. Na recarga, o polaco mesmo caído, brilhou novamente ao fazer uma super defesa.
Durante todo o jogo, os sauditas pressionaram bastante e mantiveram mais a posse de bola. No segundo tempo, Al-Dawsari, Al-Brikan e Kanno erraram os alvos. Aos 33 minutos, Al-Abid ficou com a sobra, depois de uma óptima jogada pela esquerda, bateu e a bola passou muito próxima à trave de Szczesny.
Ali Al-Budayhi desconcentra atacante
polaco
O defesa saudita Ali Al-Budayhi entrou, ontem, na quadra de jogo com uma missão especial: desconcentrar o atacante polaco Robert Lewandowski, no desafio da segunda jornada do Grupo C. Ao longo de todo o jogo, foi visível o gesto de provocação, mesmo sabendo que estava diante do melhor jogador do mundo de 2020/2021.
Ali é defesa da Selecção considerada a mais fraca do grupo, mas a missão da Arábia Saudita no Campeonato do Mundo não é de todo fácil. Os jogadores estão preparados para não se intimidarem diante das estrelas mundiais. No confronto com a Argentina, o defesa provocou Lionel Messi e, ontem, voltou à cena ao tirar do sério o atacante Lewandowski.
A estratégia estava bem montada. Ali tentou desconcentrar o atacante polaco com gestos. Face à persistência, o capitão da Polónia foi visto a fazer sinais ao árbitro do jogo, o brasileiro Wilton Pereira Sampaio, a pedir uma possível punição ao defesa saudita.
A forte personalidade de Al-Bulayhi ficou registada no jogo de estreia, quando rechaçou um possível favoritismo da Argentina. Em entrevista à imprensa, no final do jogo, revelou detalhes da provocação ao Messi: "Disse-lhe que não ganharia ao jogo. Estamos a jogar com uma equipa inteira, não com um jogador. Somos onze contra onze. Estamos preparados para os três jogos e apenas com o da Argentina”.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Mestre Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, no último sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralimpíada de Xadrez, decorrida em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos venceu o representante local, Luka Bulatovic, na última quinta feira, na quarta jornada da paralímpiada de Xadrez, que decorre, em Belgrado, na Sérvia, desde o dia 29 de Janeiro até domingo, com mais de 100 participantes e 33 países representados.
A direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) teve uma reunião com os representantes da ANCAF (Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol), esta terça-feira, para abordar a criação da futura liga de clubes, pressuposto que passa pela alteração da actual Lei de Base dos Desportos.
Em alusão ao 106º aniversário da morte de Mandume-ya-Ndemufayo que se assinalou a 6 de Fevereiro, o Arquivo Nacional de Angola (ANA), realiza no dia 8 do corrente mês, no auditório Uanhenga Xitu, uma palestra, pelas 10:00 horas, com o prelector, Professor Doutor Tiago Cuango.
Depois do lançamento da primeira campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda do palato realizado pelo hospital Josina Machel em Setembro de 2022, que culminou com cirurgias de 153 crianças vindas de vários pontos do País, a Província do Bié, acolhe de 6 à 14 de Fevereiro de 2023 no Hospital Dr. Walter Strangway, a segunda fase da campanha de cirurgias do lábio leporino.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.