Angola e a Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO) assinaram, esta terça-feira, em Istambul (Turquia), um contrato para a extensão da assistência técnica estabelecida entre as partes desde 2019, no domínio da supervisão, anunciaram, os serviços de imprensa do Ministério dos Transportes.
O voo inaugural para a ligação Luanda-Madrid-Luanda, da companhia TAAG, regressou esta terça-feira, pelas 6h39 minutos, à capital angolana, depois de concretizar a primeira experiência comercial para cidade espanhola, na segunda-feira, às 16h36, hora de Angola, menos uma hora em relação ao horário espanhol.
Um grupo empresarial alemão quer, numa primeira fase, investir no mercado angolano cinco mil milhões de euros, de acordo com Klause Schreiber, presidente do grupo BiocareGreen Manager Development, que expressou a intenção em nome da delegação de dez empresários germânicos que prospectam Angola até ao próximo dia 10, que esta segunda-feira, chegou a Luanda.
O chefe da delegação
empresarial alemã garantiu o início da implementação dos projectos num período
de seis meses. Para o grupo, "os resíduos sólidos são uma prioridade e,
para que tal se concretize, temos um capital reservado para investir em tecnologias
alemãs de transformação de matéria-prima", frisou Klause Schreiber, que se
mostrou satisfeito com a nova Lei de Investimento Privado, sobretudo no campo
dos incentivos fiscais demonstrados pelo presidente do Conselho de
Administração da AIPEX (Agência de Investimento Privado e Promoção das
Exportações).
A embaixadora de Angola
acreditada na República Federal da Alemanha, Balbina Dias da Silva, disse que
com o reforço da parceria comercial entre os dois países é uma mais-valia para Angola, já que a Alemanha, sendo um país
muito industrializado, pode bem contribuir na indústria angolana, sector que se
encontra em plena revitalização.
"Com esta aposta haverá no país mais postos de trabalho e o fortalecimento do sector industrial com tecnologias de ponta Alemã”, frisou, acrescentando que, a relação comercial entre os dois países "é positiva e pela frente está prevista a vinda de mais duas delegações empresariais”.
Balança comercial
A balança comercial entre
Angola e a Alemanha ronda 200 milhões de dólares com registos que mostra uma
tendência de importação de produtos da Alemanha, em 2019, na ordem dos 153
milhões de dólares, enquanto em 2021 cresceu para 187 milhões.
Os dados foram avançados
pelo presidente da AIPEX, António Henriques da Silva, que realçou que este
resultado para Angola ainda tem um pendor negativo, por registar mais
importação que exportação.
Enquanto isso, a AIPEX controla 39 projectos alemãs em Angola, dos quais 32 distribuídos na província de Luanda, dois em Benguela, dois no Bengo, um em Ma-lanje e outro no Uíge. Destes, um total de 12 projectos são de prestação de serviços, oito da indústria, nove do comércio, seis da construção civil, enquanto a hotelaria e a agricultura têm apenas um projecto, cada.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto de Desenvolvimento Agrário ( IDA) prevê implantar, nos próximos cinco anos, mais 10 mil escolas de campo para consolidar o progresso obtido das famílias rurais no domínio do conhecimento das técnicas de produção.
O Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), um organismo institucional, tem 15 mil milhões de kwanzas para financiar operadores do sector da Agricultura e Pescas, numa iniciativa que dinamiza o Programa Nacional de Apoio ao Abastecimento Técnico e Material (ATM).
O Complexo Industrial de Fertilizantes de Soyo, cuja construção foi lançada a primeira pedra, esta terça-feira, naquele município do Zaire, produz 1,2 milhões de toneladas de ureia granulada por ano (3,5 mil toneladas por dia), depois de absorver investimentos de 2,2 mil milhões de dólares de um consórcio formado entre a Sonangol e o Grupo Apaia.
O ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e o secretário-geral da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO), Juan Salazar, assinaram, nesta terça-feira, em Istambul-Turquia, a extensão do contrato de assistência técnica entre o nosso país e aquela organização.
A execução de propostas apresentadas por munícipes de Benguela, no quadro do Orçamento Participativo, ajudou a transformar a vida de muitas comunidades da província de Benguela, reconheceu, ontem, a directora provincial da Acção para o Desenvolvimento Rural e Ambiente (ADRA).
A Selecção Nacional está apurada, de forma inédita, para os quartos-de-final da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, apesar da derrota, por 21-33, diante da similar da Alemanha, em partida referente ao Grupo III do ' Main Round' (Grupo Principal).
O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Pep Clarós, pode divulgar, esta noite, os doze jogadores convocados para a disputa da terceira janela FIBA de qualificação africa-na para o Campeonato do Mundo'2023, na Ásia.
Cerca de três mil milhões de kwanzas é o valor que vai custar a construção de três centros materno-infantis de referência nos bairros 22 de Janeiro, Alto Kifangondo e Paz nos Mulenvos, em Ca-cuaco, no âmbito do Plano Integrado de Intervenção no Municípios (PIIM).
O Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) está reunido, desde terça-feira , em Conselho Consultivo, na cidade do Lu-bango, província da Huíla, para definir as metas do próximo quinquénio 2023-2027.
O musicólogo e compositor angolano Víctor Gama apresenta, a partir de amanhã, no deserto do Namibe, o projecto “Tectonik: Tômbwa - Café Mito da Utopia”, que inclui uma exposição “pop-up”, um laboratório de pesquisa e a projecção de filmes, numa das ruínas das casas de cantoneiros, junto à estrada entre Moçâmedes e o município do Tômbwa.