Sociedade

Governo vai investir milhões de dólares na criação do “Data Center” nacional

Carlos Bastos

Jornalista

O Governo angolano vai investir cerca de 89 milhões de dólares para a implementação da Nuvem Nacional de Angola, denominada “Cloud”, cujo lançamento da primeira pedra foi feita sexta-feira, em Luanda, pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS).

15/06/2024  Última atualização 09H54
Ministro Mário Oliveira no lançamento da primeira pedra da plataforma Nuvem Nacional de Angola “Cloud” © Fotografia por: Paulo Mulaza | Edições Novembro

Mário Oliveira explicou que o projecto contempla a construção de três "Data Centers”, cujo principal edifício, de dois andares, vai ser construído no distrito da Camama. Para o ministro, é necessário tornar a transformação digital parte do processo de crescimento económico do país.

O lançamento da primeira pedra da plataforma Nuvem Nacional, disse, é um passo importante, devido aos benefícios que a infra-estrutura vai trazer ao país, especialmente no campo da segurança e gestão dos dados, assim como na formação de técnicos especializados.

O director-geral do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI) considerou o projecto a base para a instalação de um centro de processamento de dados do país.

André Pedro sublinhou que a meta é ter um melhor sistema de processamento de dados do país, capaz de dar melhor qualidade na prestação dos serviços públicos. "O que se pretende construir é um Data Center, de nível três, com interligação por fibra óptica, com os diferentes departamentos ministeriais e os Órgãos de Soberania”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade