O vice-governador do Bengo para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Edson da Cruz, reiterou, em Caxito, a disponibilidade do Governo provincial em continuar a prestar atenção e apoio institucional aos órgãos locais do Ministério do Interior (MININT).
O governante, que falava recentemente na abertura do Conselho Consultivo Alargado da delegação provincial do MININT no Bengo, explicou que o apoio vai permitir que a missão incumbida a estes órgãos seja cumprida com êxito.
A missão de garantir a segurança pública é complexa e exige uma dinâmica permanente, fundamentalmente no contexto actual em que se verifica uma crescente modernização das formas de cometimento de crimes, incluindo nas redes sociais, que resultam em burlas, raptos, abusos sexuais, homicídios e outras práticas delituosas. Por este motivo, apelou aos cidadãos a redobrarem as medidas de prevenção colectivas e sempre que possível denunciarem tais práticas às autoridades.
Pediu aos efectivos da Polícia Nacional para prestarem maior atenção no aumento da circulação rodoviária ao longo das estradas da província por ser uma passagem obrigatória para outros pontos do país.
"Constatamos diariamente uma condução irresponsável por parte de muitos motoristas, o que tem resultado no aumento de acidentes de viação, alguns deles fatais e geralmente as causas são o excesso de velocidade e consumo de bebidas alcoólicas" sublinhou.
De acordo com o responsável, esta situação obriga uma actuação rigorosa dos órgãos do Ministério do Interior.
Afirmou ainda que o combate de crimes violentos e não só, os abusos sexuais a mulheres menores, as lutas entre gangues, cujos integrantes são maioritariamente adolescentes, devem merecer igualmente uma especial atenção. Durante dois dias, os membros do Conselho Consultivo apreciaram o plano de acção para 2023, o estado da segurança pública na província, a sinistralidade rodoviária, a imigração ilegal, os incêndios e afogamentos, o programa de reintegração e ressocialização dos reclusos, as condições das infraestruturas, entre outras acções.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO embaixador, Sianga Abílio, Representante Permanente de Angola junto dos Escritórios da ONU em Nairobi, disse, quinta-feira, que o país reconhece a necessidade e a emergência de enfrentar a crise global, soube o JA Online, através de uma nota.
A secretária executiva da Comissão do Golfo da Guiné (CGG), Florinda Ukonda, despediu-se do ministro das Relações Exteriores, Téte António, esta quinta-feira, em Luanda, soube o JA Online, através de uma nota.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, disse, quinta-feira, em Bruxelas, Bélgica, que o Parlamento tem promovido debates de alto nível com a sociedade civil a favor da promoção da paz e da igualdade do género denunciando a violência contra as mulheres.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).