Política

Governo reitera apoio contínuo aos órgãos do MININT no Bengo

O vice-governador do Bengo para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Edson da Cruz, reiterou, em Caxito, a disponibilidade do Governo provincial em continuar a prestar atenção e apoio institucional aos órgãos locais do Ministério do Interior (MININT).

13/03/2023  Última atualização 09H55
Vice-governador do Bengo para o Sector Técnico e Infra-estruturas © Fotografia por: DR

O governante, que falava recentemente na abertura do Conselho Consultivo Alargado da delegação provincial do MININT no Bengo, explicou que o apoio vai permitir que a missão incumbida a estes órgãos seja cumprida com êxito.

A missão de garantir a segurança pública é complexa e exige uma dinâmica permanente, fundamentalmente no contexto actual em que se verifica uma crescente modernização das formas de cometimento de crimes, incluindo nas redes sociais, que resultam em burlas, raptos, abusos sexuais, homicídios e outras práticas delituosas. Por este motivo, apelou aos cidadãos a redobrarem as medidas de prevenção colectivas e sempre que possível denunciarem tais práticas às autoridades.

Pediu aos efectivos da Polícia Nacional para prestarem maior atenção no aumento da circulação rodoviária ao longo das estradas da província por ser uma passagem obrigatória para outros pontos do país.

"Constatamos diariamente uma condução irresponsável por parte de muitos motoristas, o que tem resultado no aumento de acidentes de viação, alguns deles fatais e geralmente as causas são o excesso de velocidade e consumo de bebidas alcoólicas" sublinhou.

De acordo com o responsável, esta situação obriga uma actuação rigorosa dos órgãos do Ministério do Interior.

Afirmou ainda que o combate de crimes violentos e não só, os abusos sexuais a mulheres menores, as lutas entre gangues, cujos integrantes são maioritariamente adolescentes, devem merecer igualmente uma especial atenção. Durante dois dias, os membros do Conselho Consultivo apreciaram o plano de acção para 2023, o estado da segurança pública na província, a sinistralidade rodoviária, a imigração ilegal, os incêndios e afogamentos, o programa de reintegração e ressocialização dos reclusos, as condições das infraestruturas, entre outras acções.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política