Política

Governo quer zelo dos funcionários

O governador do Cuando Cubango, José Martins, instou, em Menongue, os agentes administrativos a cumprirem com zelo e dedicação as suas obrigações, na execução do erário, evitarem actos de nepotismo e a bajulação.

04/02/2023  Última atualização 09H16
José Martins considerou positivo o trabalho da IGAE © Fotografia por: Edições de Novembro

José Martins fez estas declarações à imprensa, no final do acto de inauguração do Centro de Denúncias da Inspecção Geral do

Estado (IGAE), terça-feira, no Cuando Cubango, tendo reiterado que o Estado está seriamente comprometido com o combate a todos os vícios que influenciam negativamente no bom desempenho da administração pública.

Na ocasião, apelou à população para ter o hábito de denunciar as anomalias registadas no funcionamento dos órgãos da administração do Estado, por meio do terminal 119, que é gratuito, de forma a contribuir para o melhor funcionamento das instituições.

O governante considerou positivo o trabalho da IGE na província, acrescentando que logo depois da sua implementação na província, em 2021, procedeu um largo trabalho educativo e apelativo, sendo que desde 2022 passou a agir em medidas mais duras para todos os prevaricadores dos actos que lesam o interesse público.

 No final da actividade, o governador procedeu à en-trega de quatro motorizadas de duas rodas para facilitar o trabalho operacional dos técnicos da IGAE.

Por seu turno, o delegado da IGAE na província, Ramos Marinho Júnior, disse que o centro já funcionava desde 31 de Agosto de 2022 de um modo experimental, permitindo ao cidadão fazer a sua denúncia e participação, sem custo, desde que ligue para o 119 e siga as instruções da atendedora automática.

 "O Call Center é grátis, numa situação experimental tínhamos o número da operadora UNITEL que acarretava custos, mas, com o 119, o cidadão poderá fazer de forma grátis e permite, dentro do acompanhamento que faz ao funcionamento dos órgãos, organismos e serviços da administração pública, fazer denúncia”, sublinhou.

Sem apresentar dados comparativos, fez saber que no plano de actividades de 2022, o terminal de denúncias recebeu 95 participações com o devido tratamento, em colaboração com o Serviço de Investigação Criminal (SIC).

Entre as denúncias mais frequentes destacou o mau atendimento ao cidadão nas instituições públicas, extorsão, não pagamentos contratuais, salários em atraso e corrupção. 

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