Regiões

Governo quer Universidade na solução de questões sociais

Bernardo Capita | Cabinda

Jornalista

O vice-governador da província de Cabinda para o Sector Económico e Produtivo, Romão Macário Lembe, defendeu, quarta-feira, a necessidade da utilização dos conhecimentos científicos, produzidos pelas Instituições de Ensino Superior, na solução de diferentes problemas do país.

11/11/2022  Última atualização 09H40
© Fotografia por: DR
Romão Macário Lembe falava durante o acto de abertura das 13ª Jornadas Novembro Académico, promovidas pela Universidade 11 de Novembro, sob o lema "Agricultura e Agroindústria, o Papel da Logística para o Desenvolvimento de Angola”.

O vice-governador afirmou que só com saber científico é que se pode ter importantes subsídios que concorram para a identificação de soluções capazes de redinamizar a economia e outros constrangimentos multidisciplinares ainda reinantes no país.

Por isso, apelou às Instituições de Ensino Superior a continuarem a estabelecer o diálogo permanente com o Governo, de modo a que possam, em conjunto, encontrar as soluções mais assertivas na contribuição da materialização dos projectos da classe empresarial e não só.

O reitor da Universidade 11 de Novembro, Kianvu Tamo, destacou a importância da realização das jornadas, ao salientar que as mesmas representam uma clara demostração do compromisso e a vontade da instituição em contribuir, com o saber científico, para o desenvolvimento sustentável do país, em consonância com a Agenda 2030, elaborada pelas Nações Unidas.

Acrescentou que a Universidade tem estado a estimular a criatividade, investigação científica, validar a conquista da experiência, desenvolver as abordagens interdisciplinares, na perspectiva de proporcionar uma relação horizontal e transdisciplinar, no sentido de permitir a migração transversal de conhecimentos, ética de responsabilidade e competências.

As Jornadas Novembro Académico são realizadas em dois dias e em períodos intercalados, sendo que a próxima fase do evento acontece no dia 29 deste mês, em que os participantes são professores, estudantes, responsáveis de distintas áreas da reitoria e de unidades orgânicas.

Os participantes vão abordar temas como a "Importância da Rede Nacional de Plataformas Logísticas para o Desenvolvimento Agroindustrial de Angola”, "Agricultura em Angola, Perspectiva para o Relançamento da Agroindústria” e o "Agronegócio Para o Desenvolvimento da Cadeia Alimentar em Angola”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões