O ministro do interior, Eugénio Laborinho, vai orientar de hoje até sábado, na província de Cabinda, a reunião da Defesa, Segurança e Gestão de Fronteiras entre Angola e a República Democrática do Congo.
O município da Matala, na província da Huíla, estima uma colheita de cerca de três mil toneladas de arroz, nesta época agrícola, como resultado do investimento realizado por uma empresa privada, anunciou, esta terça-feira, no Lubango, o administrador local, Paiva Vicente.
O Governo Provincial do Moxico aposta no reforço do atendimento nas unidades sanitárias municipais e comunais para descongestionar o Hospital Geral, segundo o governador Ernesto Muangala, que visitou, sexta-feira, vários centros de saúde e postos médicos em bairros periféricos da cidade do Luena.
"Temos que evitar que a população percorra longas distâncias para tratar questões mínimas. Os postos e centros médicos localizados nas zonas periféricas devem estar à altura de dar resposta aos problemas de saúde dos cidadãos", disse o governador, acrescentando que a ideia é aumentar a capacidade de atendimento e outros serviços complementares nas unidades sanitárias existentes na periferia da cidade do Luena.
O governante afirmou que as condições de atendimento aos doentes melhoraram bastante, tendo assegurado que os centros têm medicamentos suficientes para atender todos os que procuram por assistência médica e medicamentos na intituição. "Hoje, não temos mais tantas dificuldades, mas mesmo assim temos reforçado a capacidade técnica dos quadros, com a realização de formações regulares, para responder aos desafios do Sector da Saúde”, disse.
O sector da Saúde na província, acrescentou, está, actualmente, em fase de reestruturação e melhoramento dos serviços e, em breve, o Hospital Municipal do Moxico vai passar a atender apenas nos serviços de Pediatria e Obstetrícia.
Deu a conhecer que, no mês de Junho do corrente ano, a província vai ganhar um Hospital Materno Infantil e Pediátrico, cujas obras decorrem a bom ritmo.
Segundo Ernesto Muangala há necessidade urgente de os médicos de clínica geral prestarem serviços nos centros médicos e postos de saúde, para um melhor diagnóstico do quadro clínico dos pacientes. "Vamos orientar o Gabinete Provincial da Saúde e a Administração do Moxico para, na próxima semana, os médicos que trabalham nas unidades sanitárias de referência alternarem a escala para atender os postos e centros de saúde”, garantiu o governador do Moxico.
Gabinetes provinciais vão ser acomodados em novo edifício
Os gabinetes provinciais vão ter melhores condições de acomodação, com a inauguração, no mês de Abril, de um edifício apetrechado com equipamento moderno.
A infra-estrutura, com capacidade para albergar dez gabinetes provinciais, está localizada no centro da cidade do Luena e conta com um parque de estacionamento para 50 viaturas.
O edifício, que está a escassos metros da sede do Governo Provincial do Moxico, foi construído para melhorar mais a prestação dos órgãos da administração local. O vice-governador do Moxico para a Área Técnica e Infra-Estruturas, Wilson Augusto, afirmou que, até Abril, vão ser concluídas várias obras, enquadradas no Plano Integrado de Intervenção dos municípios e no Programa de Combate à Fome e à Pobreza.
Entre os projectos a serem inaugurados constam, de acordo com o vice-governador, três escolas, com 14 e quatro salas de aula, no município de Camanongue, cujas obras já foram avaliadas pelo governador Ernesto Muangala. As obras a serem inauguradas em Abriu, adiantou, estão a 90 por cento da sua execução física, faltando, apenas, alguns detalhes técnicos para a sua conclusão.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos, 80 mil toneladas de cereais, massango, massambala, milho branco e vermelho estão a ser colhidos pelas associações de produtores agrícolas, no município de Quipungo, a 120 quilómetros a Oeste da cidade do Lubango.
A paralisação de grande parte das obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em quase todos os municípios locais preocupa a governadora da Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.