Regiões

Governo quer centros médicos a descongestionar Hospital Geral

Lino Vieira | Luena

Jornalista

O Governo Provincial do Moxico aposta no reforço do atendimento nas unidades sanitárias municipais e comunais para descongestionar o Hospital Geral, segundo o governador Ernesto Muangala, que visitou, sexta-feira, vários centros de saúde e postos médicos em bairros periféricos da cidade do Luena.

06/03/2023  Última atualização 07H10
Governo Provincial do Moxico pretende ver o desongestionamento dos hospitais de referência, apostando nos postos médicos © Fotografia por: Edições de Novembro

"Temos que evitar que a população percorra longas distâncias para tratar questões mínimas. Os postos e centros médicos localizados nas zonas periféricas devem estar à altura de dar resposta aos problemas de saúde dos cidadãos", disse o governador, acrescentando que a ideia é aumentar a capacidade de atendimento e outros serviços complementares nas unidades sanitárias existentes na periferia da cidade do Luena. 

O governante afirmou que as condições de atendimento aos doentes melhoraram bastante, tendo assegurado que os centros têm medicamentos suficientes para atender todos os que procuram por assistência médica e medicamentos na intituição.   "Hoje, não temos mais tantas dificuldades, mas mesmo assim temos reforçado a capacidade técnica dos quadros, com a realização de formações regulares, para responder aos desafios do Sector da Saúde”, disse.

O sector da Saúde na província, acrescentou, está, actualmente, em fase de reestruturação e melhoramento dos serviços e, em breve, o Hospital Municipal do Moxico vai passar a atender apenas nos serviços de Pediatria e Obstetrícia. 

Deu a conhecer que, no mês de Junho do corrente ano, a província vai ganhar um Hospital Materno Infantil e Pediátrico, cujas obras decorrem a bom ritmo. 

Segundo Ernesto Muangala há necessidade urgente de os médicos de clínica geral prestarem serviços nos centros médicos e postos de saúde, para um melhor diagnóstico do quadro clínico dos pacientes. "Vamos orientar o Gabinete Provincial da Saúde e a Administração do Moxico para, na próxima semana, os médicos que trabalham nas unidades sanitárias de referência alternarem a escala para atender os postos e centros de saúde”, garantiu o governador do Moxico. 

  Gabinetes provinciais vão ser acomodados em novo edifício  

Os gabinetes provinciais vão ter melhores condições de acomodação, com a inauguração, no mês de Abril, de um edifício apetrechado com equipamento moderno.  

A infra-estrutura, com capacidade para albergar dez gabinetes provinciais, está localizada no centro da cidade do Luena e conta com um parque de estacionamento para 50 viaturas. 

O edifício, que está a escassos metros da sede do Governo Provincial do Moxico, foi construído para melhorar mais a prestação dos órgãos da administração local. O vice-governador do Moxico para a Área Técnica e Infra-Estruturas, Wilson Augusto, afirmou que, até Abril, vão ser concluídas várias obras, enquadradas no Plano Integrado de Intervenção dos municípios e no Programa de Combate à Fome e à Pobreza. 

Entre os projectos a serem inaugurados constam, de acordo com o vice-governador, três escolas, com 14 e quatro salas de aula, no município de Camanongue, cujas obras já foram avaliadas pelo governador Ernesto Muangala. As obras a serem inauguradas em Abriu, adiantou, estão a 90 por cento da sua execução física, faltando, apenas, alguns detalhes técnicos para a sua conclusão.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões