Sociedade

Governo provincial promove fortalecimento do poder das mulheres

Venâncio Victor|Malanje

Jornalista

O Governo da Província de Malanje vai continuar a desenvolver projectos que visam o fortalecimento do papel da mulher e permitir que esta franja social continue a conquistar, cada vez mais, lugares cimeiros no aparelho governativo local, defendeu o vice-governador provincial para o Sector Político, Económico e Social.

27/03/2023  Última atualização 12H28
© Fotografia por: DR

Domingos Eduardo explicou que os esforços devem se cingir fundamentalmente na inserção das mulheres em projectos de micro-crédito, tendo em vista a criação de pequenos e grandes negócios, para aumentar o número de mulheres empreendedoras e autónomas económica e financeiramente.

A criação de projectos que têm a ver com a erradicação do analfabetismo, sobretudo no meio rural, consta, igualmente, dos objectivos preconizados.

Domingos Eduardo considerou que em Angola, a mulher constitui o principal pilar da sociedade, porque sobre ela recai a responsabilidade de cuidar da família e do lar daí, como disse, ser necessário o contínuo reconhecimento desta franja social todos dias e não apenas nesta data.

 

Exortação

A directora do Gabinete Provincial da Acção Social e Igualdade do Género, Esperança da Cruz, exortou os homens no sentido de ajudarem a moldar a  sociedade com valores positivos.

A responsável, que discursava durante o acto provincial do Dia Internacional da Mulher apelou, igualmente, aos órgãos de comunicação social, às igrejas a moldar a sociedade no combate contra a violência doméstica e, em particular,  contra as crianças.

Esperança da Cruz pediu as mulheres para serem mais persistentes na luta pela afirmação . "Além da elevação do nível académico, o que as mulheres mais aspiram actualmente é a afirmação social, em especial a feita com olhos na paridade”, destacou.

A directora do Gabinete Provincial da Acção Social prometeu colaborar com todos os departamentos ministeriais para a eliminação das barreiras contra todas as formas de discriminação em particular a feita contra as mulheres.

Esperança da Cruz referiu que a emancipação  da mulher é resultado de um processo complexo que promove a mudança de atitudes e comportamentos.

"Nós as mulheres de Malanje vamos continuar atentas e vigilantes contra comportamentos que atentam à convivência pacífica na nossa sociedade, como o abuso sexual de menores, a violência doméstica, fuga a paternidade, o tráfico de mulheres e crianças, entre outros males expressos na carta magna”, frisou a responsável.

Segundo fez saber Esperança da Cruz, a instituição que dirige registou durante o ano passado 268 casos de incumprimentos de mesada e 38 de fuga à paternidade Ao intervir no acto, o administrador municipal de Malanje, João de Assunção, manifestou satisfação pelo facto de o município sede ter sido eleito para albergar o acto provincial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade