As aulas nas Instituições do Ensino Superior públicas, paralisadas devido à greve interpolada, vão ser retomadas no princípio do próximo mês, confirmou, em Luanda, o secretário de Estado para o Ensino Superior.
A BIOTA, organização que se dedica aos estudos e divulgação em ambiente, vai realizar, na segunda-feira, em Luanda, um evento denominado “Educação para a Acção Climática – Transformando Indivíduos e Comunidades”.
O Governo da Província de Malanje vai continuar a desenvolver projectos que visam o fortalecimento do papel da mulher e permitir que esta franja social continue a conquistar, cada vez mais, lugares cimeiros no aparelho governativo local, defendeu o vice-governador provincial para o Sector Político, Económico e Social.
Domingos Eduardo explicou que os esforços devem se cingir fundamentalmente na inserção das mulheres em projectos de micro-crédito, tendo em vista a criação de pequenos e grandes negócios, para aumentar o número de mulheres empreendedoras e autónomas económica e financeiramente.
A criação de projectos que têm a ver com a erradicação do analfabetismo, sobretudo no meio rural, consta, igualmente, dos objectivos preconizados.
Domingos Eduardo considerou que em Angola, a mulher constitui o principal pilar da sociedade, porque sobre ela recai a responsabilidade de cuidar da família e do lar daí, como disse, ser necessário o contínuo reconhecimento desta franja social todos dias e não apenas nesta data.
Exortação
A directora do Gabinete Provincial da Acção Social e Igualdade do Género, Esperança da Cruz, exortou os homens no sentido de ajudarem a moldar a sociedade com valores positivos.
A responsável, que discursava durante o acto provincial do Dia Internacional da Mulher apelou, igualmente, aos órgãos de comunicação social, às igrejas a moldar a sociedade no combate contra a violência doméstica e, em particular, contra as crianças.
Esperança da Cruz pediu as mulheres para serem mais persistentes na luta pela afirmação . "Além da elevação do nível académico, o que as mulheres mais aspiram actualmente é a afirmação social, em especial a feita com olhos na paridade”, destacou.
A directora do Gabinete Provincial da Acção Social prometeu colaborar com todos os departamentos ministeriais para a eliminação das barreiras contra todas as formas de discriminação em particular a feita contra as mulheres.
Esperança da Cruz referiu que a emancipação da mulher é resultado de um processo complexo que promove a mudança de atitudes e comportamentos.
"Nós as mulheres de Malanje vamos continuar atentas e vigilantes contra comportamentos que atentam à convivência pacífica na nossa sociedade, como o abuso sexual de menores, a violência doméstica, fuga a paternidade, o tráfico de mulheres e crianças, entre outros males expressos na carta magna”, frisou a responsável.
Segundo fez saber Esperança da Cruz, a instituição que dirige registou durante o ano passado 268 casos de incumprimentos de mesada e 38 de fuga à paternidade Ao intervir no acto, o administrador municipal de Malanje, João de Assunção, manifestou satisfação pelo facto de o município sede ter sido eleito para albergar o acto provincial.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Ministério da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social (MAPTSS) lançou, quinta-feira, em Luanda, um programa de formação de quadros para o quinquénio 2023-2027, com o objectivo de elevar a competência dos funcionários públicos e agentes administrativos.
As acções de reordenamento do comércio nas avenidas Cónego Manuel das Neves e Ngola Kiluange em Luanda, permitem encurtar o tempo de viagem da zona do São Paulo à zona do mercado dos Combustíveis, Distrito Urbano do 11 de Novembro, próximo ao Kikolo.
As assembleias de voto abriram, este domingo, às 08h00 (06h00 em Luanda) na Turquia para uma inédita segunda volta das presidenciais, entre o Presidente, Recep Tayyip Erdogan e o opositor Kemal Kiliçdaroglu.
Mais de 13 mil e 500 pessoas visitaram a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela (FIB) - 2023,que decorreu de 24 a 27 de Maio, no estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade das Acácias Rubras.
O jornalista Bernardo Capita, da Edições Novembro, em Cabinda, venceu, este sábado, o Prémio Provincial de Jornalismo na categoria de imprensa, pela relevância da reportagem sobre o “Casamento tradicional”, publicada no jornal regional Nkanda, o que lhe permitiu embolsar um milhão e quinhentos mil kwanzas (1.500.000,00 Kzs).
A então Vila Amélia, hoje Cidade de Cabinda, que a 28 de Maio do longínquo ano de 1956, por Portaria exarada pela antiga Administração Colonial Portuguesa, ascendeu à categoria de cidade e, do ponto de vista do seu crescimento social, de lá para cá evoluiu substancialmente, quer ao nível das infra-estruturas, como dos serviços e em termos demográficos.