Cinco membros da mesma família morreram, na madrugada desta terça-feira, em Ndalatando, na província do Cuanza-Norte, em consequência do desabamento de uma residência, provocada pelas fortes chuvas, avançou o porta-voz do serviço de Protecção Civil e Bombeiros, o subinspetor bombeiro, Hélder Milagre.
A província do Huambo acolheu, segunda-feira, o seminário de Capacitação sobre a Janela Única de Investimento (JUI) e facilidades, organizado pela Agência de Investimento Privado e Produção das Exportações (AIPEX).
As associações juvenis devem redobrar o controlo dos kits profissionais que são distribuídos à juventude de Benguela, no âmbito do Programa de Apoio e Promoção da Empregabilidade (PAPE), apelou o governador provincial.
Luís Nunes, que fez o apelo à margem do II Fórum de Auscultação à Juventude, disse que estão a ser distribuídos muitos kits profissionais à juventude, ligados à Carpintaria, Pastelaria, Cabeleireiro, Serralharia, Pedicure, Manicure, Alfaiataria, Construção Civil, Mecânica, Alfaiataria e outros de prestação de serviços, sendo necessário controlar e acompanhar o processo, para evitar que sejam vendidos nos mercados paralelos.
"A maior parte dos kits que estão a ser distribuídos, no dia seguinte, vai parar aos mercados, por isso devemos reforçar o controlo”, recomendou Luís Nunes.
Para o governador de Benguela, as associações juvenis têm que acompanhar este processo e denunciar os jovens que tentam vender os kits profissionais.
A distribuição de kits profissionais, acrescentou, visa fomentar o auto-emprego.
Luís Nunes enalteceu o empenho do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) na execução e acompanhamento das políticas públicas de formação da população, fundamentalmente jovens à procura de oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
De acordo com o governante, a entrega de kits profissionais visa dar oportunidade de emprego aos jovens, no quadro do empreendedorismo. "É lamentável ver os equipamentos a serem vendidos nos mercados paralelos”.
Anunciou que, durante este mês dedicado ao Herói Nacional, o Governo Provincial de Benguela vai entregar mais de 500 kits profissionais a filhos de antigos combatentes.
Os antigos combatentes, disse, deram nomes dos filhos para serem contemplados com kits profissionais, para contribuírem na resolução dos problemas das famílias. "É isto que vai acontecer durante este mês”, garantiu, acrescentando que se lançou o repto para que a distribuição seja feita por associações.
Luís Nunes insistiu na necessidade de se acompanharem os programas que estão a ser gizados e executados a favor da juventude.
De acordo com o governante, o Governo gasta muito dinheiro com a compra de kits profissionais que devem ser melhor explorados para o bem da juventude, de forma particular, e das populações, em geral.
Encorajou os jovens a continuarem a ir atrás dos seus sonhos, referindo que em Benguela estão a surgir várias empresas que têm estado a criar muitos postos de trabalho.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginDeslizamento de terra no troço que liga a localidade da Mobil, no município dos Dembos, no Bengo e a ponte sobre o rio Dange, em Quitexe, no Uíge, ameaça cortar a circulação terrestre entre as duas províncias.
A Organização das Nações Unidas (ONU) está a aproveitar todos os minutos da trégua, na Faixa de Gaza, para levar ajuda à população, mesmo durante a noite, disse, esta terça-feira, o Gabinete de Coordenação dos Assuntos Humanitários da organização.