Regiões

Governo proíbe venda de kits profissionais

Arão Martins / Benguela

Jornalista

As associações juvenis devem redobrar o controlo dos kits profissionais que são distribuídos à juventude de Benguela, no âmbito do Programa de Apoio e Promoção da Empregabilidade (PAPE), apelou o governador provincial.

18/09/2023  Última atualização 12H47
Jovens, em Benguela, receberam intrumentos de trabalho © Fotografia por: Arão Martins | Edições Novembro

Luís Nunes, que fez o apelo à margem do II Fórum de Auscultação à Juventude, disse que estão a ser distribuídos muitos kits profissionais à juventude, ligados à Carpintaria, Pastelaria, Cabeleireiro, Serralharia, Pedicure, Manicure, Alfaiataria, Construção Civil, Mecânica, Alfaiataria e outros de prestação de serviços, sendo necessário controlar e acompanhar o processo, para evitar que sejam vendidos nos mercados paralelos.

"A maior parte dos kits que estão a ser distribuídos, no dia seguinte, vai parar aos mercados, por isso devemos reforçar o controlo”, recomendou Luís Nunes.

Para o governador de Benguela, as associações juvenis têm que acompanhar este processo e denunciar os jovens que tentam vender os kits profissionais. 

A distribuição de kits profissionais, acrescentou, visa fomentar o auto-emprego.

Luís Nunes enalteceu o empenho do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) na execução e acompanhamento das políticas públicas de formação da população, fundamentalmente jovens à procura de oportunidades de inserção no mercado de trabalho. 

De acordo com o governante, a entrega de kits profissionais visa dar oportunidade de emprego aos jovens, no quadro do empreendedorismo. "É lamentável ver os equipamentos a serem vendidos nos mercados paralelos”. 

Anunciou que, durante este mês dedicado ao Herói Nacional, o Governo Provincial de Benguela vai entregar mais de 500 kits profissionais a filhos de antigos combatentes.

Os antigos combatentes, disse, deram nomes dos filhos para serem contemplados com kits profissionais, para contribuírem na resolução dos problemas das famílias. "É isto que vai acontecer durante este mês”, garantiu, acrescentando que se lançou o repto para que a distribuição seja feita por associações. 

Luís Nunes insistiu na necessidade de se acompanharem os programas que estão a ser gizados e executados a favor da juventude. 

De acordo com o governante, o Governo gasta muito dinheiro com a compra de kits profissionais que devem ser melhor explorados para o bem da juventude, de forma particular, e das populações, em geral.

Encorajou os jovens a continuarem a ir atrás dos seus sonhos, referindo que em Benguela estão a surgir várias empresas que têm estado a criar muitos postos de trabalho.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões