Mundo

Governo orienta investigação a desvios de fundos na LAM

O Primeiro-Ministro de Moçambique, Adriano Maleiane, afirmou, ontem, que o Governo tomou medidas para "ajudar" os gestores da LAM (Linhas Aéreas de Moçambique) a encontrarem "o rumo certo", investigando os alegados casos de desvios de fundos e actos de sabotagem interna.

22/02/2024  Última atualização 10H45
Primeiro-Ministro Maleiane anunciou medidas para ajudar a LAM a encontrar o rumo certo © Fotografia por: DR

"Se a regra de gestão foi violada, isto tem de ser corrigido, e há instrumentos legais, financeiros para a resolução do problema. O importante é termos solução, para não termos os problemas que temos e, se de facto existir alguma má intenção nesse processo, então temos as instituições que tratam desses casos", disse Maleiane a jornalistas, segundo a Lusa.

"A estratégia de revitalização da LAM regista há anos problemas operacionais relacionados com uma frota reduzida e falta de investimento, com registo de alguns incidentes, não fatais, associados à deficiente manutenção das aeronaves”, sublinhou o Primeiro-Ministro moçambicano.

 Acrescentou que a fiscalização aos alegados desvios começou há mais de duas semanas, quando a LAM percebeu que, embora o número de bilhetes vendidos esteja a subir, as contas continuam longe do esperado. "Está-se a vender, mas a empresa não está a ter todo o dinheiro, e nos últimos três meses das avaliações fomos vendo que o diferencial que estávamos a ter estava acima de três milhões de dólares”.

O Primeiro-Ministro referiu que a inspecção levada a cabo também identificou anomalias no que toca ao abastecimento de combustível às aeronaves. "Se uma aeronave tem capacidade máxima de combustível na ordem de 80 mil litros, nós chamamos de 80 toneladas, [nos documentos] a mesma aeronave está a ser abastecida a 95 toneladas. Então a questão é onde as 15 toneladas restantes estão a entrar", questionou.

Na segunda-feira, o Instituto de Gestão das Participações do Estado (IGEPE) de Moçambique disse querer ver os alegados desvios e actos de sabotagem interna na transportadora aérea estatal LAM apurados e pediu a investigação do Ministério Público.

"O IGEPE reitera o seu compromisso com a lisura, transparência e legalidade na gestão de capitais públicos e manifesta a sua disponibilidade em colaborar com as investigações com vista ao apuramento da verdade", lê-se num comunicado, ontem citado pela Lusa.

O director de restruturação das Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) denunciou em 12 de Fevereiro um esquema de desvio de dinheiro, com prejuízos de pelo menos quase três milhões de euros, em lojas de venda de bilhetes, através de máquinas dos terminais de pagamento automático (TPA/POS) que não são da companhia.

"Fizemos um trabalho relâmpago com a segurança interna da LAM de recolher todos os POS e, dos 20 pontos de venda de bilhetes da LAM, recolhemos, até domingo, 81 POS. Há algumas lojas onde os próprios chefes dos estabelecimentos não reconhecem as máquinas e dizem não saber sequer a quem pertencem", declarou Sérgio Matos, numa conferência de imprensa em Maputo.

A LAM está num processo de revitalização, com a empresa sul-africana Fly Modern Ark (FMA) encarregue da gestão desde Abril, com um plano de restruturação em curso.

"Tendo em conta a gravidade das informações vindas a público, o IGEPE, representante do accionista Estado na LAM e entidade que gere e coordena o sector empresarial do Estado, instruiu a FMA e a LAM a apurarem os factos e canalizarem imediatamente as suspeitas às autoridades competentes, tendo sido apresentada uma solicitação de investigação na Procuradoria da República da cidade de Maputo", concluiuo IGEPP. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo