Mundo

Governo líbio liberta 78 rebeldes pró-Haftar

Setenta e oito prisioneiros que lutaram ao lado do homem forte do Leste da Líbia, marechal Khalifa Haftar, na ofensiva de um ano contra a capital Tripoli, foram, ontem, libertados, revelou a AFP. Os combatentes detidos foram libertados no final de uma cerimónia de reconciliação organizada na prisão de Jedaida, na capital líbia, que contou com a presença do ministro da Justiça.

15/05/2021  Última atualização 08H45
© Fotografia por: DR
"O Ministério da Justiça insiste na construção de uma nação livre de injustiças, e comprometida com a Justiça, igualdade de oportunidades e livre de exclusões. Nós, não perderemos nenhuma chance de apoiar os direitos humanos”, destacou Halima Ibrahim al -Busifi, ministro da Justiça do Governo de Unidade Nacional.

Em Outubro de 2020 foi assinada uma trégua, dando início a um processo liderado pela ONU que viu um novo Governo de Transição instalado. Em Dezembro e Janeiro, os dois lados trocaram dezenas de prisioneiros de acordo com os termos do cessar-fogo e, no final de Março, 120 combatentes pró-Haftar foram libertados perto de Tripoli. O novo Executivo está encarregado de organizar as eleições nacionais marcadas para Dezembro de 2021, mas analistas alertam que ainda existem grandes obstáculos por vencer.

As autoridades líbias já haviam libertado 120 prisioneiros filiados às forças do general rebelde Khalifa Haftar no princípio do mês passado.Os combatentes foram soltos na cidade de Zawiya, a Oeste da capital, Tripoli. Eles eram filiados à 107ª Brigada de Haftar e haviam sido capturados durante a operação militar lançada pelas suas forças contra Tripoli em Abril de 2019.

Os dois vice-chefes do Conselho Presidencial, Abdullah Al-Lafi e Mousa Al-Koni, estiveram presentes quando os homens foram libertados. O Presidente do Alto Conselho de Estado, Khalid Al-Mishri, e vários funcionários líbios, notáveis e anciãos da região Oeste também estiveram presentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo