Regiões

Governo garante mais apoio às iniciativas da juventude

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

A vice-governadora do Zaire para o Sector Técnico e Infra-Estruturas, Ângela Maria Diogo, assegurou que o Governo Provincial vai intensificar o apoio às associações juvenis que se dedicam às artes e ofícios, no sentido de promover a criatividade e o autoemprego.

12/03/2023  Última atualização 08H37
Vice-governadora para o Sector Técnico e Infra-Estruturas © Fotografia por: Garcia Mayatoko| Edições Novembro

A governante, que falava na abertura do ano político e associativo juvenil, acrescentou que o apoio visa dinamizar a criatividade e preparar os jovens para novos desafios. "Precisamos promover mais iniciativas que ajudem a criação do autoemprego”.

Ângela Diogo defendeu a necessidade de se incentivar os jovens a participarem nas organizações sociais, aumentarem o interesse na pesquisa, ciência e novas tecnologias. 

O associativismo juvenil, considerou, constitui uma área fundamental para a sociedade, porque busca a criatividade, estratégias para capacitar e dar oportunidades aos jovens em vários sectores da sociedade, de forma a melhorarem as condições de vida e contribuírem para o desenvolvimento da província. 

A vice-governadora pediu maior organização das associações dos músicos e artesãos, para, através da arte, levarem ao conhecimento do mundo os valores culturais do Zaire. 

Na ocasião, o secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), Agnelo Micolo, pediu ao Governo Provincial no sentido de continuar a promover acções que permitam aos jovens maior acesso ao emprego, habitação e linhas de crédito para financiar os seus projectos. 

Acrescentou que o desemprego, habitação, excessiva burocracia na obtenção de títulos de propriedade de terra para o fomento agrícola e agro-pecuário, a pouca oferta educativa a nível do ensino médio e superior, o fraco acesso às linhas de financiamento para as iniciativas juvenis, são as grandes preocupações da juventude na região. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões