O ministro do interior, Eugénio Laborinho, vai orientar de hoje até sábado, na província de Cabinda, a reunião da Defesa, Segurança e Gestão de Fronteiras entre Angola e a República Democrática do Congo.
O município da Matala, na província da Huíla, estima uma colheita de cerca de três mil toneladas de arroz, nesta época agrícola, como resultado do investimento realizado por uma empresa privada, anunciou, esta terça-feira, no Lubango, o administrador local, Paiva Vicente.
A vice-governadora do Zaire para o Sector Técnico e Infra-Estruturas, Ângela Maria Diogo, assegurou que o Governo Provincial vai intensificar o apoio às associações juvenis que se dedicam às artes e ofícios, no sentido de promover a criatividade e o autoemprego.
A governante, que falava na abertura do ano político e associativo juvenil, acrescentou que o apoio visa dinamizar a criatividade e preparar os jovens para novos desafios. "Precisamos promover mais iniciativas que ajudem a criação do autoemprego”.
Ângela Diogo defendeu a necessidade de se incentivar os jovens a participarem nas organizações sociais, aumentarem o interesse na pesquisa, ciência e novas tecnologias.
O associativismo juvenil, considerou, constitui uma área fundamental para a sociedade, porque busca a criatividade, estratégias para capacitar e dar oportunidades aos jovens em vários sectores da sociedade, de forma a melhorarem as condições de vida e contribuírem para o desenvolvimento da província.
A vice-governadora pediu maior organização das associações dos músicos e artesãos, para, através da arte, levarem ao conhecimento do mundo os valores culturais do Zaire.
Na ocasião, o secretário executivo do Conselho Provincial da Juventude (CPJ), Agnelo Micolo, pediu ao Governo Provincial no sentido de continuar a promover acções que permitam aos jovens maior acesso ao emprego, habitação e linhas de crédito para financiar os seus projectos.
Acrescentou que o desemprego, habitação, excessiva burocracia na obtenção de títulos de propriedade de terra para o fomento agrícola e agro-pecuário, a pouca oferta educativa a nível do ensino médio e superior, o fraco acesso às linhas de financiamento para as iniciativas juvenis, são as grandes preocupações da juventude na região.Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginPelo menos, 80 mil toneladas de cereais, massango, massambala, milho branco e vermelho estão a ser colhidos pelas associações de produtores agrícolas, no município de Quipungo, a 120 quilómetros a Oeste da cidade do Lubango.
A paralisação de grande parte das obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em quase todos os municípios locais preocupa a governadora da Lunda-Norte, Deolinda Vilarinho.
O escritor e cineasta Henrique Sungo apresenta no próximo dia 17, em Luanda, no Palácio de Ferro, a sua quarta obra literária intitulada "Minha roupa minha raiz", com a participação da escritora botswanesa Paula O. M. Utukile.