O ministro da Cultura e Turismo enalteceu, esta segunda-feira, "o relevante trabalho desenvolvido por alguns dos nossos grupos teatrais", que do pouco continuam a fazer muito, em prol do teatro no país.
Augusto Cahacaya e António Paulino, acompanhados pelo Conjunto Os Kiezos, animam, amanhã, mais uma edição do projecto “Almoço em Família”, na Praça da Unidade Africana, no bairro Miramar, em Luanda.
O Governo do Bengo vai continuar a apostar na valorização da cultura local, com a construção de mais infra-estruturas, entre centros e escolas de formação e promoção de artes para jovens nas diversas manifestações artísticas e culturais.
A garantia foi feita sábado, no distrito do Panguila, município do Dande, pela governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, durante a abertura da Feira de Arte e Cultura, acto que marcou as comemorações do Dia da Cultura Nacional naquela província.
Na cerimónia inaugural da feira, a governadora exortou os jovens a continuarem a defender os valores culturais da província e a sua integração no processo de desenvolvimento económico.
Maria Antónia Nelumba chamou ainda a atenção dos jovens para não se levarem facilmente por manifestações culturais de outras realidades, que nada têm a ver com a angolana, em geral, e do Bengo, em particular.
"Temos de inverter esta tendência, sob o risco de perdermos o legado deixado pelos nossos ancestrais”, afirmou a governadora da província, realçando que o Bengo é rico em manifestações culturais que podem muito bem ser observadas nos seis municípios que compõe a província.
"O desafio, hoje, passa pela preservação de tudo quanto o povo produz em termos de cultura, sendo por isso, imperioso a aposta na formação e capacitação técnica dos criadores e promotores culturais”, observou.
O plano estratégico da política cultural do país, referiu, define como prioridades do Executivo a alocação de recursos para o sector, pois segundo a governadora a meta é consagrar a cultura como um direito de cidadania.
Maria Antónia Nelumba garantiu que cabe ao Estado estabelecer todas as condições necessárias para que a cultura angolana no seu conjunto seja de facto preservada e difundida através da construção e manutenção de infra- estruturas e formação de quadros.
"A Feira da Cultura e Arte é uma demonstração clara de que muitos esforços estão a ser desenvolvidos no Bengo para promovermos tudo quanto aqui se faz”, defendeu a governadora, que acrescentou "defendo que devemos realizar este tipo de actividade fora do âmbito das efemérides para valorizarmos cada vez mais a nossa cultura”.
Ao mesmo tempo, a governadora do Bengo encorajou os fazedores da cultura, a nível da província, a trabalharem cada vez mais para tornar o Bengo num pólo de atracção turística à volta da realidade cultural local.
A Feira de Cultura e Arte teve a duração de um dia e contou com a presença de 25 expositores, entre artesãos, músicos, escritores e artistas plásticos, que ao longo do dia expuseram as suas obras.
Na ocasião, os artistas solicitaram ao governo do Bengo a realização regular de iniciativas do género, por forma a valorizar o trabalho dos criadores locais e dar a oportunidade de mais apreciadores das artes de manterem contacto directo com as obras dos artistas daquela província.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA campanha “Parceiro Contra a Pirataria” foi lançada, terça-feira, em Luanda, por entidades públicas e privadas, numa iniciativa da Multichoice Angola, representada por Estefânia de Sousa, e é coordenada por Barros Licença, director do Serviço Nacional dos Direitos de Autor e Conexos (SENADIAC).
O Presidente de Moçambicano, Filipe Nyusi, encontra-se, deste domingo, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde até dia 30 vai orientar actividades enquadradas na presidência rotativa mensal do Conselho de Segurança das Nações Unidas, que Moçambique detém desde dia 1 de Março.
A cerimónia dos 35 anos da Batalha do Cuito Cuanavale, assinalada a 23 deste mês, foi comemorada, ontem, no Freedom Park, na cidade de Pretória, África do Sul, com a participação na actividade de membros dos partidos MPLA (Angola), SWAPO (Namíbia) e ANC (África do Sul).
A Assembleia Nacional realiza, hoje, a partir das 9h00, na Sala Multiuso, uma conferência sobre "violência contra a mulher e Direitos Humanos" que vai abordar, entre outros temas, os grandes desafios do problema no âmbito da aplicação da Lei Contra a Violência Doméstica. O evento vai ser aberto pela presidente do Parlamento, Carolina Cerqueira.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Dez cidadãos, dos quais sete nigerianos, um serra-lionense e dois angolanos foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal acusados por tentativa de furto de navio petroleiro denominado "Ngol Dande" da Sonangol Shipping, com documentos falsos.