Cultura

Governo garante construção de mais estruturas culturais

Alfredo Ferreira | Nambuangongo

Jornalista

O Governo do Bengo vai continuar a apostar na valorização da cultura local, com a construção de mais infra-estruturas, entre centros e escolas de formação e promoção de artes para jovens nas diversas manifestações artísticas e culturais.

16/01/2023  Última atualização 09H50
Governadora provincial do Bengo, Maria António Nelumba, interagiu com os criadores locais na Feira de Arte e Cultura no Panguila © Fotografia por: Edmundo Eucílio | Panguila|edições novembro

A garantia foi feita sábado, no distrito do Panguila, município do Dande, pela governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, durante a abertura da Feira de Arte e Cultura, acto que marcou as comemorações do Dia da Cultura Nacional naquela província.

Na cerimónia inaugural da feira, a governadora exortou os jovens a continuarem a defender os valores culturais da província e a sua integração no processo de desenvolvimento económico.

Maria Antónia Nelumba chamou ainda a atenção dos jovens para não se levarem facilmente por manifestações culturais de outras realidades, que nada têm a ver com a angolana, em geral, e do Bengo, em particular.

"Temos de inverter esta tendência, sob o risco de perdermos o legado deixado pelos nossos ancestrais”, afirmou a governadora da província, realçando que o Bengo é rico em manifestações culturais que podem muito bem ser observadas nos seis municípios que compõe a província.

"O desafio, hoje, passa pela preservação de tudo quanto o povo produz em termos de cultura, sendo por isso, imperioso a aposta na formação e capacitação técnica dos criadores e promotores culturais”, observou.

O plano estratégico da política cultural do país, referiu, define como prioridades do Executivo a alocação de recursos para o sector, pois segundo a governadora a meta é consagrar a cultura como um direito de cidadania.

Maria Antónia Nelumba garantiu que cabe ao Estado estabelecer todas as condições necessárias para que a cultura angolana no seu conjunto seja de facto preservada e difundida através da construção e manutenção de infra- estruturas e formação de quadros.

"A Feira da Cultura e Arte é uma demonstração clara de que muitos esforços estão a ser desenvolvidos no Bengo para promovermos tudo quanto aqui se faz”, defendeu a governadora, que acrescentou "defendo que devemos realizar este tipo de actividade fora do âmbito das efemérides para valorizarmos cada vez mais a nossa cultura”.

Ao mesmo tempo, a governadora do Bengo encorajou os fazedores da cultura, a nível da província, a trabalharem cada vez mais para tornar o Bengo num pólo de atracção turística à volta da realidade cultural local.

A Feira de Cultura e Arte teve a duração de um dia e contou com a presença de 25 expositores, entre artesãos, músicos, escritores e artistas plásticos, que ao longo do dia expuseram as suas obras.

Na ocasião, os artistas solicitaram ao governo do Bengo a realização regular de iniciativas do género, por forma a valorizar o trabalho dos criadores locais e dar a oportunidade de mais apreciadores das artes de manterem contacto directo com as obras dos artistas daquela província.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura