Sociedade

Governo espera receitas com entrega de autocarros

João Constantino | Cuito

Jornalista

Um total de dois biliões e 250 milhões de kwanzas é quanto se prevê arrecadar até ao ano de 2032, com a entrada em circulação de mais 45 autocarros e que serão entregues aos operadores de transportes na província do Bié.

18/05/2022  Última atualização 08H50
© Fotografia por: DR

Na última segunda-feira, o Governo Provincial, por via do Gabinete de Transporte, Tráfego e Mobilidade Urbana, fez a entrega aos operadores Anil Comercial, Jof Chat e T.A.C, das últimas 10 unidades para transporte de passageiros nas rotas inter-municipais, acto presenciado pelo governador Pereira Alfredo e o se-cretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue Calumbo.

Na ocasião, o secretário de Estado, entre muitas recomendações dirigidas aos representantes das empresas beneficiadas, recordou que a frota colocada à disposição para servir as populações do Bié terá de ser paga num período de 10 anos, ao valor de 50 milhões por cada unidade.

Por autocarro recebido, os operadores de transportes da província do Bié, contemplados no processo, terão de pagar cerca de 417 mil kwanzas por mês, para no final de cada ano civil atingirem a quantia de cinco milhões de kwanzas, um valor que deve ser depositado na Conta Única do Tesouro. 

Os dez novos autocarros entregues pelo Executivo angolano, vão reforçar as rotas inter-municipais, que no entendimento do governador Pereira Alfredo, representa a principal prioridade do ramo dos Transportes na província, pois se-gundo ele, a mobilidade das populações das zonas afastadas do principal centro urbano da província, o Município do Cuito, é a grande prioridade, tendo em atenção à política de redução do custo da viagem para as mesmas.

 Por seu turno, o secretário de Estado dos Transporte Terrestres, Jorge Bengue, anunciou que a actividade de moto-táxi, vulgo Kupapata, será regulada doravante por lei. Segundo ele, que transmitiu a boa nova aos agentes deste segmento de transportes, já foi aprovado o regulamento que vai reger a actividade de transporte de passageiro por motorizadas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade