A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
A petrolífera italiana Eni e o Ministério da Saúde assinaram, esta segunda-feira, um memorando de entendimento para a formação de até 100 profissionais de cardiocirurgia, para atender perto de 250 pacientes ao ano e re-forçar os serviços de hospital especializado
Um total de dois biliões e 250 milhões de kwanzas é quanto se prevê arrecadar até ao ano de 2032, com a entrada em circulação de mais 45 autocarros e que serão entregues aos operadores de transportes na província do Bié.
Na última segunda-feira, o Governo Provincial, por via do Gabinete de Transporte, Tráfego e Mobilidade Urbana, fez a entrega aos operadores Anil Comercial, Jof Chat e T.A.C, das últimas 10 unidades para transporte de passageiros nas rotas inter-municipais, acto presenciado pelo governador Pereira Alfredo e o se-cretário de Estado para os Transportes Terrestres, Jorge Bengue Calumbo.
Na ocasião, o secretário de Estado, entre muitas recomendações dirigidas aos representantes das empresas beneficiadas, recordou que a frota colocada à disposição para servir as populações do Bié terá de ser paga num período de 10 anos, ao valor de 50 milhões por cada unidade.
Por autocarro recebido, os operadores de transportes da província do Bié, contemplados no processo, terão de pagar cerca de 417 mil kwanzas por mês, para no final de cada ano civil atingirem a quantia de cinco milhões de kwanzas, um valor que deve ser depositado na Conta Única do Tesouro.
Os dez novos autocarros entregues pelo Executivo angolano, vão reforçar as rotas inter-municipais, que no entendimento do governador Pereira Alfredo, representa a principal prioridade do ramo dos Transportes na província, pois se-gundo ele, a mobilidade das populações das zonas afastadas do principal centro urbano da província, o Município do Cuito, é a grande prioridade, tendo em atenção à política de redução do custo da viagem para as mesmas.
Por seu turno, o secretário de Estado dos Transporte Terrestres, Jorge Bengue, anunciou que a actividade de moto-táxi, vulgo Kupapata, será regulada doravante por lei. Segundo ele, que transmitiu a boa nova aos agentes deste segmento de transportes, já foi aprovado o regulamento que vai reger a actividade de transporte de passageiro por motorizadas.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginUm total de 60 pessoas morreu e 309 ficou ferido em consequência de 279 acidentes de viação ocorridos no país ,entre 16 a 22 deste mês, informou o chefe de secção de Rádio e Televisão da Polícia Nacional, inspector-chefe Venâncio Victor.
Os traços históricos, linguísticos e rituais festivos dos nove principais grupos etnolinguísticos de Angola foram, exibidos na 7ª edição da Feira Antropológica, no Complexo Escolar São Domingos, distrito Urbano do Rangel, em Luanda.
O mercado da comuna da Funda, no município de Cacuaco, em Luanda, está pronto para receber novos vendedores, graças aos trabalhos de ampliação e melhoria das condições das suas estruturas físicas efectuados recentemente pelas autoridades locais, com vista a atrair mais vendedores que até ao momento efectuam as vendas nas ruas.
O Presidente da República, admitiu, nesta terça-feira, em Lisboa, “ser quase impossível recuperar a 100% que foi desviado do erário público, mas assinalou que vai continuar a trabalhar nesse sentido.
A ministra da Saúde, reiterou, nesta terça-feira, em Luanda, que o Executivo está “fortemente comprometido no reforço progressivo do Serviço Nacional de Saúde assente em princípios orientadores de eficiência, equidade, eficácia, humanização e inovação”.
Arrancou, nesta terça-feira, no município do Soyo, província do Zaire, as obras de construção da primeira fábrica de fertilizantes do país, orçada em 2.2 mil milhões de dólares a ser erguida num prazo de quatro anos.
O julgamento do “caso Lussati”, que envolve militares e funcionários civis ligados à então Casa de Segurança do Presidente da República, começa a ser julgado esta terça-feira , no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.
O Ministério de Energia e Águas projecta elevar a taxa de acesso à electricidade do país para 50 por cento, até 2025, mais 7,2 pontos percentuais que os actuais 42, 8 por cento, num universo de 33 milhões de habitantes, declarou, esta segunda-feira , no Soyo, o titular da pasta.
A primeira edição do Festival da Música e Dança Tradicional da região Leste, do país, realizada na noite de sábado, no Largo Agostonho Neto, no Dundo, Lunda-Norte, eternizou o Cinguvu, um instrumento musical do folclore daquele região.