Política

Governo do Bengo garante melhorar condições sociais para os antigos combatentes

António Canepa/ Bengo

Jornalista

O director do Gabinete Provincial do Bengo dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria disse, ontem, em Caxito, que o Governo tudo está a fazer para melhorar as condições sociais dos antigos combatentes, incluindo aumento do valor da pensão aos ex-guerrilheiros.

16/03/2023  Última atualização 06H55
© Fotografia por: DR

Óscar Bangula fez este anúncio durante o acto provincial do 15 de Março, data que marca a Expansão da Luta Armada no Norte do país, contra o colonialismo português.

A efeméride, que este ano se comemorou sob lema, "15 de Março de 1961, exaltemos a bravura dos heróis da Pátria, serviu para lembrar o sacrifício consentido por homens e mulheres durante a luta de Libertação Nacional, destacar os efeitos do início da luta armada, referenciar as diferentes etapas dos 14 anos de guerra contra a ocupação colonial e valorizar a memória, o respeito pela Independência, paz e união entre os angolanos.

O dirigente destacou os feitos dos antigos combatentes e veteranos da Pátria e motivou-os a continuarem a participar como sempre no processo da reconstrução do país.

Por seu turno, o administrador do município do Dande, Fonseca Miguel Canga, em representação da governadora provincial, Maria Antónia Nelumba, apelou aos antigos combatentes à calma esperança por um amanhã melhor.

De acordo com o dirigente, o Governo e o povo angolano não esquecem e nunca vão esquecer os feitos protagonizados pelos antigos combatentes e veteranos da Pátria, protagonizados durante a Luta Armada que durou 14 anos contra a ocupação colonial portuguesa.

Por isso, prosseguiu, "o Executivo está a fazer tudo para inverter a actual situação daqueles que durante os 14 anos de guerra sofreram nas matas e sentiram na carne o sofrimento, a começar pelo aumento das suas pensões mensais e a criação paulatina de outras condições sociais que lhes vai permitir viver com tranquilidade e dignidade.

Aplaudido amplamente pelos presentes, maioritariamente idosos, o administrador referiu que devem ter mais um pouco de paciência porque um dia não muito distante verão as suas condições sociais melhoradas.

"Da mesma forma que esperaram que um dia seriamos livres e independentes, as vossas condições também vão melhorar”, referiu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política