As obras de asfaltagem do troço rodoviário que liga o município do Luau ao Alto-Zambeze, na província do Moxico, vão ter início este ano.
A coordenadora do Comité da Mulher Sindicalizada da União dos Sindicatos do Huambo, Elizabete Katende, pediu à direcção do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) para desenvolver acções que ajudem a assegurar os direitos das empregadas domésticas, em especial as que já estão inscritas no sistema de protecção, com base na Lei Geral do Trabalho.
O Governo do Bengo realiza, desde o passado dia 9 deste mês, um amplo programa de desminagem ao longo do traçado onde vão ser implantadas as torres de transporte de energia para o interior da província, soube o Jornal de Angola.
A cargo da empresa Kubuila, os trabalhos de desminagem tiveram início na barragem das Mabubas, na comuna com o mesmo nome, no município do Dande, e têm por objectivo principal criar áreas livres de minas e engenhos explosivos nos locais onde vão ser implantadas as torres de transporte de energia para as comunidades do Triângulo que inclui o município de Nambuangongo, Bula Atumba e Pango Aluquém.
Numa das visitas de constatação ao local onde teve início o processo, o vice-governador para o sector Técnico e Infra-estructuras, Edson da Cruz, afirmou que o Governo da província do Bengo está preocupado com o andamento da actividade de desminagem para possibilitar que, dentro dos prazos estipulados, a empresa de electricidade comece a implantar as torres que vão transportar energia da Barragem das Mabubas para o interior da província.
A remoção e destruição de engenhos explosivos vão permitir, também, a circulação em segurança das populações e garantir o impulsionamento de diversos projectos sociais e económicos do Governo nas comunidades.
O governante mostrou-se, igualmente, preocupado com o estado actual do estaleiro da empresa que na sua visão, não apresenta letreiro de sinalização e aconselhou que deve ser devidamente identificado para alertar as populações sobre os trabalhos em curso.
Neste caso, aconselhou, ainda, à empresa Kubuila no sentido de mobilizar mais meios e ser for necessário aumentar o número de técnicos no terreno para que os trabalhos corram da melhor forma no terreno.
Por seu turno, o supervisor do processo de desminagem da Kubuila, Domingos Kassoma disse que a previsão da empresa é desminar dez quilómetros por semana para garantir que dentro de dois ou três meses atinjam a comuna do Úcua, numa distância de 62 quilómetros, numa primeira fase e posteriormente seguir para Nambuangongo que constitui o triângulo a ser electrificado.
"A nossa meta é desminar 62 quilómetros até à comuna do Úcua numa primeira fase e na segunda etapa prosseguir com os nossos trabalhos até a Nambuangongo, caso não surgirem imprevistos ao longo dos nossos trabalhos”, pontualizou.
Ao todo, 27 técnicos de desminagens levam a cabo a actividade e, até ao momento já foram removidos dois engenhos explosivos, retirados 40 munições de AKM e presumem encontrar, a medida que a actividade prosseguir, mais material bélico.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginOs orçamentos contratuais das obras do Plano de Intervenção Integrado aos Municípios (PIIM), na província do Moxico, precisam de ser revistos, devido ao mau estado das vias de acesso, apelaram, os empreiteiros ao governador local, Ernesto Muangala.
O segundo comandante provincial de Malanje da Polícia Nacional, o subcomissário, Celso Pinda, referiu, esta sexta-feira, a necessidade da permanente formação dos efectivos, treinamento e modernização dos equipamentos para corresponder aos desafios da actualidade.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.