Política

Governo disponibiliza viaturas para o registo

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

O Governo do Cuando Cubango vai disponibilizar, dentro de algumas semanas, um lote de camiões de marca Ural e viaturas Toyota, modelo Land Cruiser, para o transporte de meios logísticos e de brigadas de registo eleitoral destacadas em zonas de difícil acesso.

06/10/2021  Última atualização 08H54
Governador do Cuando Cubango, Júlio Bessa, recebeu ontem o seu cartão de munícipe © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novembro
A garantia foi dada, ontem, pelo governador provincial, Júlio Bessa, quando procedia ao registo eleitoral oficioso, que culminou com a recepção do cartão de munícipe, tendo avançado que seis camiões já se encontram na província e as demais chegam dentro de alguns dias.

Segundo Júlio Bessa, os meios foram adquiridos no quadro do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), com o propósito de facilitar a mobilidade da população que habita nos municípios do interior.

Com a excepção de Menongue e Cuchi, disse, os demais municípios como Cuito Cuanavale, Mavinga, Rivungo, Nancova, Cuangar, Calai e Dirico possuem um relevo entremeado de obstáculos, areal, ravinas, riachos e rios sem pontes, incluindo animais ferozes, razão pela qual a população é obrigada a viajar de carroças puxadas por animais e somente é possível andar em grupos numerosos para evitar os riscos.

 Por estes e outros motivos, disse, o Governo viu-se obrigado a incluir nos projectos do PIIM, a aquisição de viaturas todo terreno (4x4), que além do transporte de mercadorias do Estado, as administrações municipais foram, igualmente, orientadas a alocar estes meios à disposição da população que pretende se deslocar para Menongue, de forma gratuita, duas ou três vezes por semana.

 Em relação ao registo eleitoral, realçou, é obrigação do Governo criar todas as condições técnicas necessárias para apoiar o transporte de todos os meios e pessoal envolvido no processo de registo eleitoral oficioso, sobretudo, quando forem abertos os demais Balcões Únicos de Atendimento ao Publico (BUAP) nas zonas mais recônditas da província.
O governador apelou, ainda,  à população a aderir em massa aos BUAPs, que forem abertos nas suas localidades para procederem à actualização do registo eleitoral oficioso e assim receberem o cartão de munícipe, um documento de múltiplas funcionalidades.

Menongue com 30 BUAP

 O director do Gabinete Provincial dos Registos e Modernização Administrativa, Nelson Armando, informou que os dois BUAPs abertos no dia 23 de Setembro nas sedes municipais de Menongue e Cuchi registam uma adesão massiva diária de cidadãos interessados no registo eleitoral oficioso, o que demonstra interesse e a grande importância do processo, que vai culminar com a realização das eleições gerais em 2022. 


 Nelson Armando disse também que a província do Cuando Cubango vai contar com 30 balcões de registo, prevendo-se, para o efeito, o registo, até Março de 2022, de mais de 150 mil cidadãos com capacidade eleitoral activa a nível dos nove municípios do Cuando Cubango.

  JMPLA sensibiliza militantes na província de Luanda
O secretário-geral  da JMPLA, Crispiniano dos Santos, apelou ontem, em Luanda, aos membros dos comités municipais a realizarem campanhas de sensibilização para incentivar o maior número de cidadãos a comparecer nos balcões de registo eleitoral.

Crispiniano dos Santos, que falava no lançamento da Campanha Nacional de Sensibilização dos Jovens  para Adesão ao Registo Eleitoral Oficioso, no Instituto Geológico de Angola, referiu que "este é um dos momentos em que os militantes da JMPLA devem mostrar o seu valor patriótico, incentivando os cidadãos a comparecer nos postos de registo".

O político falou da necessidade de uma maior ligação com os cidadãos nos municípios, comunas e bairros para permitir que os jovens e os cidadãos, em geral, saibam da importância do registo eleitoral oficioso que vai permitir eleger os futuros  governantes.

O secretário-geral da JMPLA referiu que a organização  está comprometida a falar para  os munícipes sobre o valor do registo eleitoral e chamou à atenção dos jovens maiores de 18 anos para que compareçam em massa nos Balcões Únicos de Atendimento ao Público (BUAP) para efectuar o registo e não deixar para os últimos dias.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política