O secretário de Estado para os Recursos Minerais, Jânio Correia Victor, afirmou, quarta-feira, no Cuanza Norte, que o sector mineiro nacional necessita de estudos geológicos específicos para a confirmação das suas potencialidades.
O Fundo de Garantia de Crédito (FGC) emitiu garantias públicas a mais de 50 projectos, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento da Agricultura Comercial (PDAC), desde o início do aludido programa, em 2020, soube o JA Online, esta quinta-feira.
O Governo Provincial do Cunene está a apoiar a preparação de um total de 40 hectares de terrenos para a prática agrícola pelas famílias residentes ao longo do projecto do Canal do Cafu.
O Canal do Cafu tem uma extensão de 160 quilómetros e 30 represas, interligando os municípios de Ombadja, Cuanhama e Namacunde. O projecto beneficia 235 mil pessoas, permitindo o abeberarem de animais e a irrigação de campos agrícolas.
A governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, efectuou, esta semana, uma visita de campo ao perímetro do Canal do Cafu, para constatar o andamento dos trabalhos agrícolas e das obras de reparação dos pontos danificados por altura das cheias.
Na ocasião, Gerdina Didalelwa disse que os trabalhos técnicos das passagens de água vão ser desenvolvidos em coordenação com o Instituto Nacional de Recursos Hídricos, de modo a evitar que o Canal volte a danificar nas próximas épocas.
A governante fez saber que a previsão é desmatar e lotear, numa primeira fase, oito parcelas de cinco hectares cada, para serem entregues aos camponeses residentes no perímetro do Canal com experiência na prática da agricultura de irrigação.
Realçou que o espaço vai servir como modelo para incentivar as famílias residentes neste perímetro, que se dedicavam apenas à prática da produção de cereais em época de chuvas, a cltuivarem durante todo o ano. Apesar de passos lentos, disse, a produção está no bom caminho, está a alavancar a agricultura de irrigação na região.
"Já temos alguns campos verdes com variedades de hortícolas e pensamos que daqui em diante se vai mitigar a carência alimentar”, garantiu.
Os agricultores do perímetro pediram à governadora a vedação dos espaços para proteger a produção da invasão de animais, material de rega, sementes e fertilizantes.
Em resposta, Gerdina Didalelwa assegurou que o Governo, a seu nível, vai dar solução a algumas dificuldades que os produtores ainda enfrentam.
O director do Gabinete da Agricultura, Carlos Nduyeugwandunge, fez saber que, actualmente, estão contabilizados 16 grupos de produtores,que estão a evoluir para cooperativas, que beneficiaram de apoio de tractores, material de rega e sementes.
Carlos Nduyeugwandunge fez saber que os camponeses contam com acompanhamento e supervisão de técnicos do Instituto do Desenvolvimento Agrário em acções produtivas para o sucesso das suas actividades.
O director da Agricultura disse que o Canal, além de garantir água para o consumo da população e do seu gado, visa, igualmente, o fomento da produção agrícola.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginEconomistas moçambicanos disseram, esta terça-feira, que a decisão do Banco de Moçambique de deixar de comparticipar a factura de importação de combustíveis é sinal de que as suas reservas estão no “limite” e pretende travar o desequilíbrio da balança de pagamentos.
Em Pequim, para assinatura do memorando de entendimento entre a empresa China National Chemical Engineering (CNCEC) e a Sonangol, o ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, conversou com o Jornal de Angola, à margem da realização do acordo que, segundo o responsável, representa um passo importante na estratégia gizada pelo Executivo para a autosuficiência em derivados de petróleo.
O Ministério do Interior (MININT) mostrou-se preocupado com "comportamentos menos abonatórios" por parte de alguns cidadãos, esta quinta-feira, com realce para a camada jovem, que ainda insiste a adoptar condutas que colocam em risco a sua integridade física e a de terceiros.
A coligação Plataforma Aliança Inclusiva (PAI)-Terra Ranka venceu as eleições da Guiné-Bissau, com maioria absoluta, segundo os resultados provisórios anunciados, hoje, pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).