Economia

Governo desbrava terras para fomento agrícola no Canal do Cafu

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

O Governo Provincial do Cunene está a apoiar a preparação de um total de 40 hectares de terrenos para a prática agrícola pelas famílias residentes ao longo do projecto do Canal do Cafu.

26/05/2023  Última atualização 10H30
Cafu é visto como uma oportunidade para o fomento agrícola © Fotografia por: DR

O Canal do Cafu tem uma extensão de 160 quilómetros e 30 represas, interligando os municípios de Ombadja, Cuanhama e Namacunde. O projecto beneficia 235 mil pessoas, permitindo o abeberarem de animais e a irrigação de campos agrícolas.

A governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, efectuou, esta semana, uma visita de campo ao perímetro do Canal do Cafu, para constatar o andamento dos trabalhos agrícolas e das obras de reparação dos pontos danificados por altura das cheias.

Na ocasião, Gerdina Didalelwa disse que os trabalhos técnicos das passagens de água vão ser desenvolvidos em coordenação com o Instituto Nacional de Recursos Hídricos, de modo a evitar que o Canal volte a danificar nas próximas épocas.

A governante fez saber que a previsão é desmatar e lotear, numa primeira fase, oito parcelas de cinco hectares cada, para serem entregues aos camponeses residentes no perímetro do Canal com experiência na prática da agricultura de irrigação.

Realçou que o espaço vai servir como modelo para incentivar as famílias residentes neste perímetro, que se dedicavam apenas à prática da produção de cereais em época de chuvas, a cltuivarem durante todo o ano. Apesar de passos lentos, disse, a produção está no bom caminho, está a alavancar a agricultura de irrigação na região.

"Já  temos alguns campos verdes com variedades de hortícolas e pensamos que daqui em diante se vai mitigar a carência alimentar”, garantiu.

Os agricultores do perímetro pediram à  governadora a vedação dos espaços para proteger a produção da invasão de animais, material de rega, sementes e fertilizantes.

Em resposta, Gerdina Didalelwa assegurou que o Governo, a seu nível, vai dar solução  a algumas dificuldades que os produtores ainda enfrentam.

O director do Gabinete da Agricultura, Carlos Nduyeugwandunge, fez saber que, actualmente, estão contabilizados 16 grupos de produtores,que estão a evoluir para cooperativas, que beneficiaram de apoio de tractores, material de rega e sementes.

Carlos Nduyeugwandunge  fez saber que os camponeses contam com acompanhamento e supervisão de técnicos do Instituto do Desenvolvimento Agrário em acções produtivas para o sucesso das suas actividades.

O director da Agricultura disse que o Canal, além de garantir água para o consumo da população e do seu gado, visa, igualmente, o fomento da produção agrícola.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia