O administrador municipal da Chibia, Sérgio da Cunha Velha, afirmou que "o desporto escolar é a rampa para a massificação e prática desportiva, visto ser a primeira oportunidade que o adolescente toma contacto com as distintas modalidades", informou hoje a página de Facebook do Governo Provincial da Huíla.
O Governo Provincial de Luanda (GPL) informou, esta quarta-feira, através de um comunicado a interdição da realização de funerais nos cemitérios do Alto das Cruzes e Santa Ana, em Luanda, devido "à extenuação de lugares de campa" para actos fúnebres.
A colocação da educação ambiental no topo das prioridades, no sentido de minimizar as consequências que advêm da falta de conhecimento da importância da preservação da natureza, é urgente, anunciou o vice-governador do Zaire para o sector Político, Social e Económico.
Afonso Nzolameso disse, durante o acto provincial do Dia Nacional do Ambiente celebrado a 31 de Janeiro, que "o Governo da Província do Zaire considera que a educação ambiental deve estar no centro das prioridades, quando traçamos as políticas de protecção do ambiente, tendo em conta as graves consequências que decorrem da falta do mínimo de conhecimento sobre a importância da conservação da natureza para a sobrevivência da espécie humana”, acrescentou.
O governante garantiu, ainda, no âmbito das prioridades e estratégias do Governo do Zaire, apoiar alguns parceiros sociais que não revelou, para o processo de reciclagem e reaproveitamento de resíduos sólidos que pretendem levar a cabo, com vista a fomentar o negócio cujos benefícios incidem directamente ao ambiente.
"O Governo Provincial, através do Gabinete do Ambiente, vai apoiar os parceiros sociais para reciclagem e reaproveitamento dos resíduos sólidos e, assim, promover o negócio dos produtos reciclados e evitar o desperdício”, garantiu.
A exploração ilegal de inertes, a caça furtiva e as queimadas que se registam todos os anos, a nível da província do Zaire, preocupam as autoridades locais, tendo em conta as graves consequências contra o ambiente e a vida de várias espécies na região, revelou o vice-governador do Zaire para o sector Político, Social e Económico.
O governante revelou preocupação com fenómenos como "a exploração ilegal de inertes que contribui para a degradação dos solos, a caça furtiva que tem como consequência o abate indiscriminado de animais selvagens, incluindo as espécies protegidas e as queimadas anárquicas que põem em causa a segurança das pessoas e dos equipamentos sociais, tais como as linhas de transporte de electricidade”. Todas elas, adiantou, preocupam-nos bastante e queremos contar tambémcomo engajamento da população para para os combater.
Segundo o vice-governador do Zaire, tendo em conta as consequências negativas que advêm de tais actos dos homens do lucro fácil, urge a necessidade de tomar medidas contra os seus autores, não apenas educativas, mas também punitivas para se acabar com tais crimes ambientais na região.
"Durante o ano findo, quatro pessoas morreram na província em consequência das queimadas causadas por caçadores furtivos e lavradores. Este facto demonstra quão grave é a situação e urgente a tomada de medidas, não só educativas, mas também punitivas, responsabilizando os autores dos crimes ambientais para fazer jus ao lema "Reutilizar o passado, reciclar o presente e salvar o futuro”, apelou o responsável.
Por seu turno, a técnica do projecto do Kitabanga, Juelma dos Santos, disse que a estratégia do governo em reciclar e reaproveitar os resíduos sólidos, considera-se louvável, por concorrer na protecção de várias espécies, sobretudo a tartaruga marinha que, tem a região do Soyo, como o local de reprodução.
"Temos várias ameaças, a principal tem a ver com as redes de pescas, os resíduos urbanos que, de alguma forma vão parar ao mar e têm contribuído significativamente para a mortalidade de várias espécies de tartarugas marinhas aqui em Angola e, então, essa preocupação do governo, em reciclar ou reutilizar o lixo, é de grande importância, não só para proteger espécies marinhas, como o caso das tartarugas, mas também para proteger o ambiente no seu todo, cuja tarefa de proteger e conservar a biodiversidade de Angola é de todos nós, então juntos somos mais fortes”, acrescentou.
De salientar que, o Dia Nacional do Ambiente no Zaire, serviu, também, para reconhecer os feitos e a contribuição de várias instituições públicas e privadas, bem como de pessoas singulares e colectivas na protecção, preservação da natureza e da biodiversidade, com destaque para Edições Novembro que foi distinguida com um diploma de mérito e uma estatueta.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.
Pelo menos, três membros da comunidade Khoisan, na comuna do Savate, município do Cuangar, no Cuando Cubango, morreram na última semana, por falta de alimento, em consequência da estiagem severa que está a assolar aquela região.
Pelo menos cinco pessoas morreram e quatro outras ficaram feridas, na sequência de um acidente de viação, ocorrido, no município de Porto-Amboím, província do Cuanza Sul, informou, esta quarta-feira, a Polícia Nacional, nas redes sociais.
O príncipe William da Inglaterra fez, esta quarta-feira, uma visita surpresa à Polónia, onde se encontrou com tropas britânicas e polacas destacadas na fronteira com a Ucrânia, em Rzeszów, e visitou um centro de refugiados ucranianos, em Varsóvia.
Pelo menos seis pessoas morreram numa colisão na auto-estrada em Baltimore, no estado norte-americano de Maryland, com a via a ficar obstruída em todas as faixas e nos dois sentidos, informou o Notícias ao Minuto.
O Gabão quer ser Estado-membro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), tendo apresentado uma manifestação formal de interesse ao secretariado-executivo da organização em Novembro de 2022, segundo fontes diplomáticas, avança a Lusa.
A construção de mercados municipais em Luanda esteve em análise na reunião de trabalho mantida, esta quarta-feira, entre o ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador provincial de Luanda, Manuel Homem.
O Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado está a promover um programa de capacitação a nível dos munícipios sobre oportunidades do agro-negócio, gestão de negócio e gestão de qualidade, informou hoje a página do governo do Bié, no Facebook.
A ministra da Juventude e Desportos garantiu, terça-feira, em Saurimo, que vai encetar contactos com vários departamentos ministeriais, para melhorar as oportunidades dos jovens à habitação condigna, ensino, emprego, crédito e multiplicação de infra-estruturas desportivas.