Os deputados da Assembleia Nacional pelo círculo eleitoral da província de Malanje, apresentaram, esta segunda-feira, ao governador Marcos Nhunga o seu plano de actividades para os próximos cinco anos.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, e a sua homóloga da República de Moçambique, Esperança Laurinda Francisco Nhiuane Bias, chegaram, na manhã desta segunda-feira à província de Benguela, para uma visita de dois dias.
O Governo Provincial da Lunda-Norte já arrecadou, mais de duas toneladas de bens alimentares e outros produtos não perecíveis, para ajudar Cuba da crise que enfrenta, depois de ser assolada pelo furacão Ian, no mês passado.
Os meios eram compostos por bens alimentares não perecíveis, como água mineral, detergentes, vestuário e outros.
Os administradores municipais do Chitato, Lázaro Celestino, Gastão Cahata (Cuango), Daniel Mutaza (Lucapa) e Silvestre Cheleca (Lubalo), incluindo a directora do Gabinete Provincial da Comunicação Social, Sónia Ferry, também se juntaram à causa solidária.
O delegado da Associação dos Ex-estudantes Angolanos em Cuba, na Lunda-Norte, Wilson Palanca destacou que em apenas um dia, a campanha superou as expectativas, a julgar pela quantidade de produtos que chegaram à portaria do Centro de Comunicação Social local.
De acordo com Wilson Palanca, a sensibilidade demonstrada pelas autoridades, comunidade empresarial e a população, revela perspectivas para arrecadação de mais donativos, que vão apoiar o povo de Cuba.
Realçou que o apoio lançado pelo governo e Caimaneros está a permitir que várias instituições e pessoas singulares abracem a nobre causa. "O governo lançou o a causa e isso está a levar várias instituições e pessoas a aderirem, por isso, consideramos que a campanha está decorrer satisfatoriamente e acreditamos que até ao dia 28, último dia da campanha, podemos ultrapassar as expectativas”, sublinhou.
A província da Lunda-Norte conta actualmente com mais de 75 quadros angolanos, formados em Cuba, em distintas áreas do saber, e neste momento, 13 estudantes bolseiros estão a ser formados.
O caimanero destacou que os angolanos que fizeram formação em Cuba, estão hoje inseridos em vários sectores. A Lunda-Norte conta também com mais de 50 profissionais cubanos, distribuídos nos municípios, entre os quais, 41 são médicos e nove professores.
Wilson Palanca reconhece que o povo cubano sempre esteve aberto e interessado em ajudar Angola nos momentos mais difíceis que passou, daí a necessidade de se retribuir com solidariedade.
A associação dos Caimaneros alerta que os donativos devem ser entregues no Centro de Formação de Jornalistas (Cefojor), centros de produção e delegações da TPA, RNA e Angop, até ao próximo dia 28 de Outubro.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginNoventa e três pacientes entre crianças e adultos começaram, esta segunda-feira, a ser operados a deformidades do lábio leporino e à fenda do palato no hospital Walter Strangway, na cidade do Cuito, província do Bié, numa campanha de cirurgias que encerra no próximo dia 14.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.