Política

Governo começou a evacuar angolanos residentes no Sudão

O Executivo angolano está disponível em garantir a evacuação de cidadãos angolanos que se encontram em território sudanês, tendo em conta o recrudescimento do conflito armado naquele país africano, refere uma nota do Ministério das Relações Exteriores.

26/04/2023  Última atualização 06H25
António Teta, Ministro das Relações Exteriores © Fotografia por: Edições Novembro
De acordo com o documento, cinco cidadãos nacionais que se encontravam a estudar na capital sudanesa, Cartum, estão em direcção à fronteira terrestre entre o Sudão e a Etiópia, concretamente na localidade de Gallabat/Metema, no Estado Regional de Amhara.

Outros cinco estão a caminho do Egipto, num processo de evacuação coordenado com o Departamento de Relações Internacionais e Cooperação (DIRCO) da África do Sul.

Deste modo, o Ministério das Relações Exteriores (MIREX) informa que estão em curso as diligências necessárias para que as missões diplomáticas de Angola no Cairo e em Addis-Abeba procedam a evacuação voluntária a Luanda dos referidos cidadãos. O Mirex anuncia que coloca à disposição dos demais cidadãos nacionais em território sudanês os terminais telefónicos (+251) 978-84-38-35 e (+251) 965-59-70-71 da Embaixada de Angola na Etiópia.

Na nota, o Mirex manifesta a preocupação do Governo angolano face à degradação da situação política e de segurança no Sudão, reiniciada no dia 15 deste mês. O conflito que opõe as Forças Armadas do Sudão (SAF) e o Grupo Paramilitar das Forças de Intervenção Rápida (RSF) provocou o refluxo de refugiados, agravando a situação humanitária na região.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política