A diplomacia que Angola tem feito para garantir a pacificação da Região dos Grandes Lagos foi elogiada pelas autoridades belgas, informou, ontem, em Luanda, o embaixador extraordinário e plenipotenciário do Reino da Bélgica no país, Jozef Smets.
Em declarações à imprensa, após uma audiência com a Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, em que abordaram assuntos da cooperação bilateral, Jozef Smets disse que as autoridades do seu país estão muito impressionadas pelo esforço que Angola tem feito para melhorar o clima de paz na Região.
Jozef Smets disse ter explicado à Vice-Presidente da República que o Governo belga se sente comovido pelo papel que Angola está a fazer para que a conflituosa Região dos Grande Lagos se torne numa zona "onde se fala da pacificação”.
Na audiência, frisou o embaixador, além da mensagem de elogio da diplomacia da paz, tratou-se, também, da cooperação universitária, bem como das alterações climáticas.
Em relação à cooperação científica, Jozef Smets informou que a partir do próximo ano a Universidade belga de Liège vai lançar em Angola um projecto no sector da Agronomia.
O diplomata disse, igualmente, que abordou a cooperação entre o Jardim Botânico da Universidade Agostinho Neto e o Jardim Botânico de Bruxelas, que tem uma reputação internacional.
Relativamente às alterações climáticas, Jozef Smets disse que analisaram os aspectos sobre os desafios e sucessos do projecto para resolver o problema da seca no Sul de Angola, bem como da ajuda dada pelo Governo belga no combate à praga dos gafanhotos que ocorreu no ano passado.
Estreitamento de relações com a Índia
Na tarde de ontem, a Vice-Presidente da República recebeu, também, em audiência a embaixadora extraordinária e plenipotenciária da Índia em Luanda, Pratibha Parkar, que manifestou satisfação por Angola ter uma mulher na vice-presidência.
Pratibha Parkar disse que foi um encontro de cortesia com a Vice-Presidente de Angola, tendo reiterado "todo o interesse em estreitar cada vez mais as relações bilaterais, nos domínios do Ensino e Tecnologia”.
Sublinhou que o Governo indiano concede, por ano, 30 vagas para estudantes angolanos.
No que toca às alterações climáticas, a embaixadora da Índia em Angola referiu que os dois países participaram na COP27 e partilham a mesma visão que as demais nações presentes.
WIMAFRICA
Ainda na tarde de quinta-feira(17), Esperança da Costa recebeu, em audiência, a presidente da Organização das Mulheres Marítimas Africanas (WIMAFRICA), Adanlete Lawson, que solicitou apoio de Angola para a concretização de projectos para potenciar as mulheres associadas.
Adanlete Lawson disse que a WIMAFRICA é uma organização feminina afecta à União Africana (UA) que trabalha para a igualdade de género no sector marítimo, bem como potenciar, social e economicamente o combate à pobreza.
Fundada em 2015, frisou Adanlete Lawson, a WIMAFRICA tem inscritas mais de quatro mil mulheres e está representada em 32 países de África, tendo agora solicitado para instalar uma sede em Angola.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Presidente da República, João Lourenço, concedeu uma entrevista ao diário espanhol ABC em vésperas da chegada a Luanda dos Reis de Espanha, Felipe VI e Letizia, durante a qual destaca os laços de cooperação com aquele país ibérico.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, general Francisco Pereira Furtado, aconselhou, este sábado, na cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, os jovens a empenharem-se nos estudos e no trabalho, como forma de honrarem os feitos dos heróis do 4 de Fevereiro.
Os acontecimentos do 4 de Fevereiro de 1961 e toda a acção posterior que culminou com a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975, pelo então primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, deve ser transmitido aos mais jovens, para que possam saber o quanto custou a liberdade, defendeu, a rainha Engrácia Cabenha.
O navio de patrulha oceânica da Marinha do Brasil “Araguari” encontra-se atracado desde sexta-feira à noite no Porto de Luanda e a chegada foi assinalada com uma cerimónia de recepção oficial, prestigiada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.