O Presidente da República, João Lourenço, visita, neste momento, as obras do Novo Aeroporto Internacional Dr. António Agostinho Neto, localizado na zona do Bom Jesus, em Luanda, onde está a receber explicações sobre as fases de construção da infra-estrutura.
O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) vai realizar, esta segunda-feira, numa das unidades hoteleiras de Luanda, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), pelas 10 horas.
A ministra da Juventude e Desportos, Palmira Barbosa, revelou, na Assembleia Nacional, que a fatia destinada ao sector pelo Orçamento Geral do Estado (OGE) referente ao exercício económico de 2023, assegura a continuidade da dotação financeira ao Conselho Nacional da Juventude (CNJ) e o reforço da verba reservada ao Instituto Angolano da Juventude (INJ).
"Não haverá, para já, nem tão-pouco para os próximos anos, a retirada das verbas destinadas ao CNJ”, afirmou, para em seguida esclarecer tratar-se de uma plataforma que congrega várias organizações e actua como parceiro privilegiado do Ministério.
"Temos acompanhado a sua dinâmica, à luz do trabalho que fazemos com outras organizações similares”, acrescentou.
O reforço da verba destinada ao INJ, sublinhou a ministra, visa potenciar a sua actuação a nível da intervenção social, de forma a que continue a fazer face às demandas deste segmento populacional, tendo se referenciado, ainda, ao Instituto como um parceiro do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD) com "responsabilidades na materialização concreta das políticas destinadas à juventude”, à luz das atribuições estatutárias.
Palmira Barbosa enfatizou, por outro lado, a importância do aumento do número de organizações e associações semelhantes, que se mostrem dispostas a trabalhar para "acudirem os vários problemas que afectam a juventude”, desde que, alertou a ministra, "a acção seja coordenada, estruturada, responsável”, e alinhada às estratégias do sector.
"Para se evitar eventuais equívocos na actuação de cada um destes e tornar uma acção que poderia ser impactante, em mais um problema em torno do segmento populacional”, reforçou.
Convidada a responder às inquietações manifestadas pelos parceiros sociais aos deputados, a ministra assegurou que acolheu as sugestões, tendo sublinhado que, desde que assumiu a pasta da Juventude e Desportos, a primeira preocupação foi manter o diálogo com as associações juvenis e as desportivas.
Em relação ao orçamento disponível e às acções prioritárias, Palmira Barbosa referiu que tão-logo tomou o assento do "cadeirão" do MINJUD, apressou-se a trabalhar com o Ministério das Finanças, nos ajustes e remanejamentos pontuais.
Instada a esclarecer o facto de o Comité Olímpico Angolano (COA) não estar contemplado no OGE destinado ao sector, Palmira Barbosa disse que está a trabalhar com o Ministério das Finanças para corrigir.
De igual modo, acrescentou, está prevista a inserção de projectos do Prémio Nacional da Juventude, Conselho Superior da Juventude e dos Jogos Africanos no Ghana, agendados para este ano.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Joana Tomás, aconselhou, em Mbanza Kongo, província do Zaire, as mulheres locais a criarem cooperativas e legalizarem parcelas de terra para terem acesso ao financiamento e outros incentivos do Governo.
O comandante da Região Militar Leste (RML), David Manuel Cavanda, apelou, sábado, no Luau, para a necessidade dos efectivos locais das Forças Armadas Angolanas (FAA) primarem por uma maior organização, disciplina e prontidão combativa dentro do quadro operacional.
O Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) vai, em parceria com o Executivo angolano, continuar a desenvolver acções para a inclusão social dos refugiados e requerentes de asilo em Angola.
Uma delegação do Ministério da Defesa Nacional, Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria está, desde sexta-feira, na vila de Cangamba, sede do município dos Luchazes, província do Moxico, para efectuar levantamento de dados topográficos do espaço onde será construído o Monumento Heróis de Cangamba.
Cerca de 80% dos jovens são-tomenses querem abandonar o país em busca de melhores condições de vida, nomeadamente emprego e saúde, e muitos perderam esperança no desenvolvimento do arquipélago, indica um estudo do Conselho Nacional da Juventude são-tomense.
Sete pessoas morreram, na sexta-feira, na explosão ocorrida numa fábrica de chocolates, em West Reading, no estado da Pensilvânia (leste dos Estados Unidos), disseram, no domingo, as autoridades norte-americanas.
O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) vai realizar, esta segunda-feira, numa das unidades hoteleiras de Luanda, a XVI Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), pelas 10 horas.
Dois indivíduos foram detidos, na província do Moxico, por se fazerem passar por oficiais das Forças Armadas Angolanas (FAA) e por terem burlado 49 mil e 600 kwanzas a dois cidadãos, soube, este domingo, o JA Online, através de uma nota do Ministério do Interior.
O exército da República Democrática do Congo anunciou, este domingo, a morte de cerca de vinte milicianos das Forças Democráticas Aliadas (ADF) durante uma operação em Ruwenzori, na província do Kivu Norte, no nordeste do país.
O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros reafirmou, este domingo, em conferência de imprensa, não haver vítimas mortais, dos escombros do desabamento do edifício 41, na Avenida Comandante Valódia, em Luanda, ocorrido na madrugada de sábado, último.