Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).
Os centros de aconselhamento familiar e salas de atendimento às vítimas de violência registaram, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 531 casos, se comparados ao ano passado, no mesmo período, informou, ontem, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher.
O Governo vai continuar a apostar em incubadoras universitárias, por ser uma estratégia que ajuda na criação e aumento de Start-ups de empresas sustentáveis para o desenvolvimento do país, assegurou o secretário de Estado para a Ciência, Tecnologia e Inovação.
Domingos da Silva Neto, que falava na apresentação da parceria entre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e o Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI), realçou que o programa de cooperação constitui um mecanismo de apoio para fomento na criação de incubadoras de empresas de base tecnológica e incentivar a formação de empreendedores.
Disse que o MESCTI e o PNUD estão a trabalhar na promoção da inovação e o empreendedorismo nas instituições angolanas de Ensino Superior. Por isso, realçou que a criação do Sistema Nacional de Inovação e Empreendedorismo está no princípio, daí a necessidade da apresentação de um diagnóstico bastante profundo para o estudo adequado.
O secretário de Estado sublinhou que, entre os objectivos da cooperação dos projectos concluídos com o PNUD, constam o Estudo de Diagnóstico Participativo sobre o Sector da Inovação e Empreendedorismo no país, assistência técnica para a criação de incubadoras universitárias, criação de uma Rede de Transferência de Tecnologia e Inovação (plataforma Inova.ao) e o Plano Estratégico das Incubadoras Universitárias.
Em relação à assistência técnica para a criação de incubadoras nas universidades Mandume ya Ndemufayo e 11 de Novembro, Domingos da Silva Neto avançou que essas instituições beneficiaram de material informático e mobiliário de suporte.
O representante da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), em Angola, Clovis Freire, lamentou que as despesas com a investigação e desenvolvimento em Angola estão entre as mais baixas do mundo e que não atingem o objectivo africano de um por cento do Produto Interno Bruto (PIB).
Clovis Freire, que apresentava o Estudo sobre a Inovação e Empreendedorismo em Angola, realizado entre 2020 e 2022, disse que o sistema de inovação no país se encontra numa fase embrionária.
O representante disse que a Fundação para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECIT) pode contribuir para o avanço de projectos da ciência, tecnologia e inovação.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA Polícia Nacional considera positivo o balanço dos quatro dias da peregrinação ao Santuário da Muxima, na Vila da Quiçama, em Luanda, pelo registo de, apenas, três infracções, num acto que reuniu mais de um milhão de fiéis.
Swelia António, de 25 anos, é a nova Miss Angola, eleita sábado último, num concurso realizado em Benguela, no qual foi ainda distinguida com o título de primeira-dama de honor a candidata Yasser Coimbra e como segunda-dama Nelma Tchissola.
A peregrinação à Mamã Muxima, que decorre desde quinta-feira, encerra hoje, tendo como ponto mais alto a celebração eucarística pontifical, a ser presidida pelo arcebispo de Luanda, Dom Filomeno do Nascimento Vieira Dias.
O euro continuou, esta terça-feira, a negociar ligeiramente acima de 1,02 dólares, com o mercado prudente antes da publicação de dados da inflação nos Estados Unidos que podem influenciar as decisões da Reserva Federal em Setembro.
O líder da FNLA, Nimi a Simbi, apelou, na cidade do Uíge, aos representantes do seu partido na província, mais trabalho e empenho na mobilização de militantes, simpatizantes, amigos e a população para assegurar o voto a 24 deste mês.
Um total de 296 denúncias de violência contra a criança foi recebido, de 29 de Julho a 4 deste mês, em todo o país, pelo serviço de denúncia “SOS-Criança”, terminal telefónico 15015, disse, segunda-feira(08), em Luanda, a porta-voz do Instituto Nacional da Criança (INAC).