Economia

Governo aplica 25 mil milhões de kwanzas para escoar produção

Ana Paulo

Jornalista

O Governo vai investir 25 mil milhões de kwanzas para os dois concursos públicos lançados, pelo Ministério da Indústria e Comércio (Mindcom), sendo um destinado às concessionárias automóveis para aquisição de 500 carrinhas novas para transporte de mercadorias, e o outro, para a aquisição de serviços de Gestão de Frotas, por GPS.

17/05/2021  Última atualização 11H19
Os automóveis vão abastecer os centros de consumo com produtos frescos do campo © Fotografia por: DR
Os concursos públicos divulgados oficialmente no dia 01 de Maio, e que terminariam dia 15, sábado, foram, agora, prorrogados para até o dia 26, para apresentação das candidaturas, em função do elevado interesse demonstrado pelas empresas.  


 Os concursos estão enquadrados no âmbito do Plano de Apoio aos Operadores de Transportes de Mercadorias do Comércio Rural, aprovado pelo Decreto Presidencial nº 19/21, alinhado com o Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural, que visa incentivar os agentes comerciais agregadores, dando assim cumprimento do Plano de Acção do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural (PIDCR), nomeadamente com uma das suas medidas, o fomento dos Agentes Comerciais Agregadores.


As entidades interessadas na obtenção das peças do concurso para a respectiva apresentação de propostas sobre a aquisição das 500 viaturas, bem como para a gestão de frotas, por GPS, devem aceder ao Portal da Contratação Pública, em:http://compraspublicas.minfin.gov.ao.
Uma nota do Gabinete de Comunicação do Mindcom indica que as carrinhas a serem adquiridas pelas concessionárias, para o Executivo, serão canalizadas aos operadores que actuam no escoamento de produtos do campo, por meio de uma facilitação de compra, por via do Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA), através de um processo coordenado pelo Ministério da Indústria e Comércio, envolvendo também outros organismos, incluindo os Governos Provinciais, que participarão da selecção local dos candidatos.

Aplicação do investimento
Os operadores interessados em concorrer para o acesso às carrinhas (pessoas singulares ou cooperativas) terão um período de quatro anos para o reembolso do valor de aquisição, através de um depósito mensal de 200 mil kwanzas, devendo as suas propostas ser encaminhadas para os Gabinetes Provinciais de Desenvolvimento Económico Integrado (GPDEI), de 01 de Maio a 15 de Junho.


O Plano de Apoio aos Operadores de Transportes de Mercadorias do Comércio Rural visa, entre outros objectivos, garantir o apoio do escoamento de produtos do campo para as cidades, minimizando as dificuldades de transportação de produtos.

Para Luanda, as candidaturas devem ser enviadas apenas por e-mail(dndcr@mindcom.-gov.a), sendo que para as demais províncias podem ser enviadas por e-mail ou entregues em formato físico junto dos Gabinetes Provinciais de Desenvolvimento Económico Integrado (GDEI).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia