Mundo

Governo anuncia um novo surto de febre Lassa na Guiné Conacri

O Governo guineense anunciou, ontem, um novo surto da febre de Lassa, no Sul do país, tendo já causado uma morte, enquanto foram registados 30 casos de contacto.

21/05/2021  Última atualização 08H55
© Fotografia por: DR
"Num momento em que o Governo envida esforços louváveis pela dupla resposta contra a pandemia da Covid-19 e a epidemia de ébola na Guiné-Conacri o país acaba de registar um caso mortal de febre de Lassa na região de Yomou, neste mês”, indicou o ministro da Saúde, Rémy Lamah, num comunicado de imprensa divulgado pela AFP. O ministro precisou que as investigações em curso nesta região situada a mais de mil quilómetros a Sudoeste da capital Conacri notificaram 30 casos de contacto que estão identificados e a serem acompanhados.

   China emite segundo protesto contra actividade naval dos EUA

Pequim emitiu ontem o segundo protesto em dois dias sobre a actividade naval dos Estados Unidos, acusando um navio norte-americano de invadir as suas águas territoriais, em torno das ilhas Paracel, no Mar do Sul da China.
Em comunicado, o Comando do Teatro Sul disse que o contratorpedeiro USS Curtis Wilbur cometeu uma acção "ilegal", levado à mobilização das forças chinesas para exigir que deixasse a área.
A acção dos EUA "aumenta artificialmente os riscos para a segurança regional e pode levar a mal-entendidos, julgamentos equivocados e acidentes no mar", lê-se no comunicado.

A mesma nota considerou as manobras do navio como "pouco profissionais e irresponsáveis", apontando que as forças chinesas estão determinadas a defender as reivindicações soberanas do país, enquanto mantêm a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China.
Os EUA recusam-se a reconhecer a reivindicação da China de praticamente todo o Mar do Sul da China e conduzem regularmente o que designam de operações de liberdade de navegação para afirmar o direito de navegar em águas internacionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo