O embaixador de Angola no Quénia, Sianga Abílio, manteve, hoje, em Juba, reuniões, separadas, com os ministros dos Petróleos, Puot Kang Chol, e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mayiik Ayii Deng, da República do Sudão do Sul, para abordar questões ligadas à cooperação bilateral.
O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Thisekedi, aterrou, em Luanda, no aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, acompanhado pela primeira dama, Denise Tshilombo, para um encontro com o homólogo angolano, João Lourenço.
Os ministros de 79 países de África, Caraíbas e Pacífico encontram-se reunidos desde o princípio da tarde de, domingo, em Bruxelas, Reino da Bélgica, para, entre outros assuntos, analisarem todos os aspectos relacionados com a preparação da 10ª Cimeira da OEACP, a realizar-se de 6 a 10 de Dezembro, em Luanda, República de Angola.
Segundo uma nota do Ministério das Relações Exteriores a que o Jornal de Angola teve acesso, ontem, a sessão de domingo iniciou com a intervenção do embaixador Georges Rebelo Pinto Chikoti, Secretário-Geral da Organização dos Estados Africanos, Caraíbas e Pacífico, seguido do discurso de Américo Browne, presidente em exercício do Conselho de Ministros da OEACP e ministro dos Negócios Estrangeiros e CARICOM da República de Trinidad e Tobago.
Esta 115ª Sessão da OEACP está a ser marcada, também, pela renovação de mandatos dos órgãos directivos, sendo que as Ilhas Maurícias foram eleitas para presidir o próximo Conselho de Ministros, bem como outros membros do Bureau Ministerial, com base na rotação regional.
O país está representado neste evento com uma delegação chefiada por Téte António, ministro das Relações Exteriores, integrada pelo embaixador Júlio Maiato, director Europa do Ministério das Relações Exteriores, do coordenador para a preparação da 10ª Cimeira da Organização dos Estados Africanos, Caraíbas e Pacíficos (OEACP), embaixador itinerante José Guerreiro Alves Primo, e pelo embaixador de Angola na Bélgica, Mário Constantino.
A Organização dos Estados Africanos, Caraíbas e Pacífico pretende transformar-se numa instituição forte e capaz de trabalhar em solidariedade, para melhorar as condições de vida dos povos das 79 nações que a incorporam.
A OEACP tem relações de parceria histórica com a União Europeia, porém pretende alargar as relações com outras parcerias estratégicas, assim como reforçar a cooperação entre os Estados-membros.
A OEACP é uma organização formada para coordenar as actividades no quadro da convenção de Lomé, de 1975, rubricada com a União Europeia, que visa assegurar a coordenação comercial, garantindo a liberdade de acesso ao mercado comunitário de quase todos os produtos dos países em desenvolvimento.
Objectiva, também, assegurar a estabilidade das receitas de exportação para 36 produtos-base, protegendo-as contra as flutuações de preços do mercado mundial (Stabex), cooperação industrial e financeira e criação de instituições destinadas à gestão em comum do conjunto de acordos.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Grupo de Embaixadores dos Estados-membros da CPLP sublinhou, hoje, o engajamento do Presidente da República, João Lourenço, na promoção da paz e reconciliação em África, durante a primeira reunião que contou com a participação dos Países Observadores Associados da comunidade acreditados na Guiné Equatorial.
Os embaixadores de Angola e dos Estados Unidos da América, acreditados na Namíbia, mantiveram, hoje, um encontro de cortesia, em Windhoek, durante o qual abordaram a intenção de ambos Governos privilegiarem as relações económicas e empresariais.
Subiu para 3.600 o número de vítimas mortais, do terramoto de magnitude 7,8 na escala de Richter, registado na Turquia, perto da fronteira com a Síria, de acordo com os mais recentes relatórios provisórios, divulgados, na noite desta segunda-feira, pela Presidência de Gestão de Emergências e Desastres (AFAD) da Turquia.