Regiões

Governante exige mais rigor na avaliação dos administradores

Domingos Calucipa | Ondjiva

Jornalista

O Governo Provincial do Cunene pretende impor maior rigor na avaliação de desempenho dos administradores municipais.

04/03/2023  Última atualização 09H25
© Fotografia por: DR

De acordo com a governadora Gerdina Didalelwa, o objectivo é melhorar a organização dos serviços sociais nos municípios e as condições de vida das comunidades, principalmente, as do meio rural.

A responsável máxima na província, que falava durante uma reunião com os administradores dos seis municípios  da província, disse que os referidos procedimentos constam entre os principais desafios neste ano, num encontro que teve, igualmente, como finalidade a realização do balanço de implementação das obras do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) em curso.

A governadora adiantou que, de agora em diante, a avaliação de desempenho dos administradores municipais vai ser mais apertada, para ver quem está a produzir mais resultados, uma vez que o desafio de melhorar as condições de vida das populações é cada vez maior.

Salientou que a província do Cunene é uma das que menos projectos do PIIM em atraso tem e todas as obras ainda em curso devem ser concluídas obrigatoriamente até Junho.

Com os administradores municipais, a governadora analisou, além do nível de execução das obras do PIIM, para dar lugar à segunda fase do programa, o PIIM2, a questão das reservas ambientais, tendo em atenção a preservação do pulmão da província, assim como o ordenamento do território, tendo em vista a nova divisão político-administrativa do país.

Foi abordada, igualmente, a gestão dos cemitérios e dos mercados informais, sobretudo deste último quanto às quantidades de lixo que produzem e as receitas geradas, além do problema do saneamento básico nas cidades e vilas.

Neste último aspecto, os administradores municipais foram orientados a buscarem melhores formas de recolha e tratamento do lixo nos centros urbanos.     

A reunião tratou ainda da necessidade de trabalhos de tapa-buracos nas principais estradas da província, com realce para a EN 105, que liga à província da Huíla, além da electrificação da zona rural para estimular a produção, visando reduzir os elevados custos que os agricultores têm no processo produtivo, sobretudo com combustíveis de geradores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões