Cultura

Governante apela ao estudo sobre história contemporânea angolana

Joaquim Cabanje

Jornalista

O vice-governador de Luanda para a Área Política e Social, Manuel Gonçalves, afirmou, esta terça-feira, ser imperioso que a história contemporânea de Angola seja estudada, investigada, protegida, valorizada e divulgada, para que as novas e futuras gerações possam honrar os heróis da pátria.

22/03/2023  Última atualização 10H37
Manuel Gonçalves, vice-governador de Luanda para a Área Política e Social © Fotografia por: Contreiras Pipa | Edições Novembro

Falando na conferência inaugural do projecto "Centro de Estudos sobre o Nacionalismo Angolano: Reverendo Agostinho Pedro Neto”, o vice-governador de Luanda assegurou que a investigação e a pesquisa, que são o objecto primário deste Centro, devem constituir-se na sua matéria fundamental, para que o mesmo possa ser um importante lugar de pesquisa, de promoção turística e cultural, num verdadeiro memorial de testemunho. De acordo com Manuel Gonçalves, reorientar as acções de apoio e suporte ao Centro é o próximo desafio, de modo a cumprir com o propósito da sua criação, mobilizando todos os esforços e sectores para que possam emprestar o seu apoio e patrocínio, conferindo-lhe a dignidade que merece.

O responsável para o sector Político e Social do Governo provincial de Luanda referiu que o alcance do projecto que hoje se dá início se configura num elemento de grande importância porquanto será impactante na Acção social, na formação integral e socialização dos cidadãos, enquanto contribuinte, para o desenvolvimento e o bem-estar comum.

O dirigente provincial reconhece as dificuldades porque tem passado o Centro Cultural Dr. Agostinho Neto no que diz respeito aos suportes técnico-materiais e financeiros, que serão ultrapassados nos próximos tempos, por meio do programa de revitalização e modernização dos equipamentos culturais, sob tutela do Governo Provincial de Luanda.

Na mesma vertente, o director do Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, Amarildo da Conceição, afirmou que a apresentação pública do Centro de Estudos sobre o Nacionalismo Angolano - Reverendo Agostinho Pedro Neto, pai do primeiro Presidente de Angola, visa promover acções de índole patriótica e de cidadania.

O "Centro de Estudos sobre o Nacionalismo Angolano – Reverendo Agostinho Pedro Neto”, segundo Amarildo da Conceição, vai desenvolver trabalhos de investigação e pesquisa sobre a génese e desenvolvimento do Nacionalismo Angolano.

"Divulgar a vida e obra do Dr. António Agostinho Neto, pesquisar sobre o contributo da família "Pedro Neto” no processo de luta pela Independência de Angola”, consta dos objetivos do Centro de Estudos. Vai ainda pesquisar sobre a residência que acolhe o Centro Cultural Dr. Agostinho Neto, no bairro Operário, assim como desenvolver trabalhos de pesquisa sobre a gesta nacionalista no bairro Operário, eventos e seus autores.

Dentre os 12 objectivos preconizados pela direcção do Centro Cultural Dr. António Agostinho Neto, inerentes ao Centro de Estudos sobre o Nacionalismo Angolano - Reverendo Agostinho Pedro Neto, consta ainda a contribuição para uma reconstituição toponímica do bairro Operário, com base na valorização de figuras individuais e colectivas, que se destacaram com obra ou presença expressiva na Accão Social, na política, cultura e nos desportos.

Questionado se o Centro de Estudo sobre o Nacionalismo Angolano - Agostinho Pedro Neto irá pesquisar sobre o contributo dado pela UNITA e pela FNLA, na luta anticolonial, Amarildo da Conceição concordou com a questão, uma vez que a instituição é pertença do Estado e o Estado serve os interesses de todos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura