Política

Governadora Lotti Nolika apela à preservação da paz

Estácio Camassete | Huambo

Jornalista

A governadora do Huambo apelou à população a envidar esforços na preservação da paz, duramente conquistada, graças ao empenho dos filhos de Angola, para que o país continue com o desenvolvimento e melhore as condições de vida das famílias.

03/04/2024  Última atualização 09H11
Governadora do Huambo, Lotti Nolika © Fotografia por: Joaquim Armando| Edições Novembro
Lotti Nolika falava ao Jornal de Angola no quadro da jornada de celebração do 4 de Abril, Dia da Paz e Reconciliação Nacional, cujo acto central vai acontecer na província do Huambo, no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, sob o lema "4 de Abril, juntos pelo crescimento inclusivo do país”.

A governadora disse que a população do Huambo deve segurar a paz "com as duas mãos”, para "não descarrilar jamais”, justificando que "a guerra não traz nada de bom” e já se provou que, só com a paz, pode haver desenvolvimento nos vários domínios.

Índice de desenvolvimento

A província do Huambo, referiu a governadora, tinha, até 2002, uma cidade feita em escombros e pairava a incerteza nos rostos dos citadinos, mas, passado mais de duas décadas de paz, a imagem da cidade voltou a brilhar, proporcionando alegria aos seus filhos, rumo ao desenvolvimento.

Lotti Nolika sublinhou, ainda, que, em 2002, o sector da Educação tinha apenas 199 mil 914 alunos, tendo elucidado que hoje, volvidos 22 anos, a cifra cresceu para 916 mil 468 alunos matriculados em todos os subsistemas do ensino.

Em termos de infra-estruturas, revelou, o Huambo tinha 117 escolas e hoje a província tem 847 instituições de ensino de carácter definitivo, erguidas em vários municípios, comunas e aldeias. O ramo da Saúde, em 2002, tinha apenas uma rede composta por 71 unidades sanitárias e, actualmente, são 273 hospitais de várias categorias, com um acréscimo de 74 por cento em termos de infra-estruturas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política