Política

Governadora do Cunene recomenda gestão transparente dos recursos públicos

Quinito Kanhameni | Ondjiva

Jornalista

A governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, recomendou, em Ondjiva, aos gestores de diversos órgãos, recentemente nomeados, a terem em conta os recursos públicos e do património do Estado, colocados à disposição com vista ao cumprimento das normas estabelecidas na gestão do Orçamento Geral do Estado (OGE).

29/05/2023  Última atualização 08H37
Governadora do Cunene recomenda gestão transparente dos recursos públicos © Fotografia por: DR

Gerdina Didalelwa falava durante a tomada de posse do novo administrador municipal da Cahama, Orlando Alberto Kamaty, e do director do Gabinete Provincial para o Desenvolvimento Económico Integrado, Felisberto Carlos Hisimongula, e dos administradores municipais-adjuntos de Ombadja, Namacunde, Cuanhama, Cuvelai. Curoca e da Cahama.

A governante disse aos empossados, sexta-feira, que se trata de um compromisso com o Estado que tem como missão principal a satisfação das necessidades das populações. Referiu que é uma responsabilidade exercer as funções dentro das normas estabelecidas para que a conduta seja, de facto, irrepreensível, tal como defenderam no acto do juramento.

Segundo a governadora, o município da Cahama é um dos "problemáticos devido à seca e fome prolongada”, que se registam nos últimos anos.

Para isso, alertou o recém-empossado administrador a estar atento e próximo das comunidades, para não ser surpreendido com notícias de mortes de pessoas por fome e de outros refugiados para a Namíbia ou por outros pontos do país.

"Deve ficar menos tempo no gabinete e mais perto das populações”, recomendou a governadora da província do Cunene, Gerdina Didalelwa.

A responsável máxima do Cunene conferiu posso, igualmente, aos chefes de departamento de diferentes serviços do Governo local e assessores.

O novo administrador do município da Cahama, Orlando Alberto Kamaty, disse que os primeiros desafios são identificar as forças e as oportunidades. Com base nisso, vai formular uma estratégia consentânea com a realidade do município.

 

Administradores recebem viaturas

A governadora do Cunene, Gerdina Didalelwa, procedeu, sexta-feira, em Ondjiva, a entrega de 11 viaturas aos administradores-adjuntos dos municípios do Cuvelai, Namacunde, Cahama, Ombadja, Curoca e do Cuanhama, visando a melhor prestação de serviço às populações.

Gerdina Didalelwa disse, no acto de entrega, que as viaturas foram adquiridas pelo Ministério da Administração do Território, para a prestação de serviços condignos às populações nos municípios.      

  Referiu que é uma satisfação enorme receber viaturas para permitir realizar serviços públicos em diferentes localidades da província.

A governadora do Cunene recomendou aos administradores que as viaturas entregues sejam, exclusivamente, para o uso nas actividades das administrações municipais e não para o uso pessoal ou de transporte de mercadorias.

"Façam bom uso destas viaturas, porque fazem parte do património público", reforçou Gerdina Didalelwa, acrescentando que o Governo do Cunene vai criar o mecanismo para passar a realizar a manutenção periódica dos veículos automóveis para assegurar a durabilidade.

A governante disse que tem constatado que, por falta de manutenção, associada ao mau uso das viaturas, muitas chegam a apresentar péssimo estado técnico num período de dois a três anos.

"Por isso, devem cuidar bem dos meios, porque o Governo não tem dinheiro para adquirir meios de transporte todos os anos”, reiterou Gerdina Didalelwa.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política