Política

Governador recebido em festa no Cuando Cubango

Carlos Paulino | Menongue

Jornalista

O rei Mwene Vunongue VIII, Manuel Ndala, afirmou, ontem, que a população da província do Cuando Cubango agradeceu ao Presidente da República, João Lourenço, por ter reconduzido o governador José Martins, tendo demonstrado capacidade na resolução de problemas locais.

22/09/2022  Última atualização 08H55
© Fotografia por: DR

Falando à margem da cerimónia de boas-vindas do governador José Martins, disse que a população quer ver o mais rápido possível o arranque das obras de reabilitação da estrada Caiundo/Catuitui, Cuangar/Calai e Dirico, assim como Cuito Cuanavale /Mavinga e Rivungo, que constituem grande prioridade para o desenvolvimento do Cuando Cubango.

De acordo com a autoridade tradicional, outra prioridade recai para a construção de mais escolas, unidades sanitárias, apoio à produção agrícola da região, fomento da pecuária e da piscicultura, no sentido de se dar resposta à fome e à pobreza que ainda assolam as famílias.

 Lembrou que, em apenas oito meses, José Martins conseguiu colocar em marcha os projectos do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), depois de cerca de quatro anos de paralisação e hoje nos nove municípios da província estão em curso a construção de escolas, centros de saúde, sistemas de fornecimento de água potável, num total de mais de 76 projectos.

Por esta razão, disse, as autoridades tradicionais e a população em geral está a  elogiar o Presidente da República, João Lourenço, por ter reconduzido o governador do Cuando Cubango que tem estado a trabalhar muito para o bem-estar social das comunidades e o que falta é apenas dar sequência a mais projectos para dar maior alento aos habitantes da província.

Por seu turno, o governador do Cuando Cubango agradeceu à população pela recepção calorosa de que foi alvo e pediu maior colaboração da sociedade na fiscalização e controlo do património público, para que o novo mandato (2022-2027) seja coroado de êxitos, concluindo os projectos, as obras em execução e outras paralisadas.

José Martins apontou os trabalhos de reparação das estradas, fomento da agricultura, construção de escolas, unidades sanitárias, habitação, sistemas de fornecimentos de energia eléctrica e água, saneamento básico e tantos outros programas sociais, para os quais os cidadãos devem denunciar às autoridades competentes quando notarem violação na sua execução. 

"Neste mandato, queremos mulheres e homens comprometidos com as funções que ocupam, dando até mesmo a sua vida e o tempo privado para se dedicarem ao serviço e bem-estar social da população”, destacou.

No final de uma passeata automóvel nas ruas da cidade de Menongue, José Martins agradeceu o amor, carinho, fraternidade e calor humano que tem estado a receber todos os dias, por via de diferentes formas de manifestação, como em orações dos fiéis, mensagens de apreço e abraço da população.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política