A ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta, saudou, quinta-feira, em Luanda, a classe médica pelos sacrifícios consentidos em prol de um melhor serviço a toda a população.
Os primeiros moradores da Centralidade de Halavala, no Bailundo, província do Huambo, com mais de 3.000 moradias, recebem as chaves a partir de Fevereiro, revelou ao Jornal de Angola a governadora provincial.
O governador do Cuando Cubango prometeu ajudar a resolver os problemas que afectam os órgãos públicos de Comunicação Social.
José Martins, que falava à imprensa no final da visita que efectuou, segunda-feira, a alguns órgãos de apoio ao Governo Provincial, para se inteirar do seu funcionamento, deu a conhecer que as obras de construção e apetrechamento do Centro de Produção da Televisão Pública de Angola (TPA), no Cuando Cubango, serão concluídas com valores do fundo dos bónus do petróleo.
Acrescentou que, neste momento, aguardar-se, apenas, pelas quotas que cabem à região, para que os trabalhos comecem.
"As obras para a conclusão do Centro de Produção da TPA poderão arrancar na primeira quinzena deste mês, tendo em conta que já recebemos um parecer favorável sobre o processo, da Direcção Nacional de Investimentos Públicos do Ministério das Finanças”, disse.
Segundo o governante, o edifício da Rádio Nacional de Angola (RNA) no Cuando Cubango será, igualmente, reabilitado, com valores do bónus do petróleo, aguardando-se a conclusão de alguns procedimentos administrativos, para que o empreiteiro possa receber os pagamentos para o início da empreitada.
Fez saber que quanto à expansão dos sinais da RNA e TPA a nível dos nove municípios do Cuando Cubango, o Governo irá advogar junto do Ministério de tutela, para que se instalem os equipamentos necessários.
Quanto a Edições Novembro E.P, proprietária do Jornal de Angola e de outros títulos, José Martins garantiu que o Governo Provincial está à procura de um espaço bem localizado, para que a referida empresa possa erguer o seu edifício.
Segundo José Martins, aquando da visita do PCA da Edições Novembro E.P, Drumond Jaime, em Junho do ano em curso, à província do Cuando Cubango, ficou acordado que o Governo Provincial iria ceder um espaço para que a empresa possa erguer o seu edifício, tendo em conta que funciona em instalações emprestadas.
Para a Agência Angola Press (Angop), o governante disse que tudo está a ser feito para que o referido órgão da Comunicação Social possa beneficiar, também, de um espaço para construir o seu edifício, apesar de não haver, ainda, nenhum pronunciamento da direcção da mesma empresa.
José Martins garantiu que, além das infra-estruturas, o Governo Provincial vai proporcionar a compra de instrumentos de trabalho para os profissionais da Comunicação Social, desde gravadores de voz, máquinas fotográficas, câmaras de filmar, tablets, computadores portáteis e de mesa, bem como viaturas todo-o-terreno, para que sejam atingidas as zonas mais recônditas da província, para que Angola e o Mundo saibam o que se passa no Cuando Cubango.
"Os problemas que afectam o bom desempenho dos órgãos de Comunicação Social e dos profissionais, sobretudo os mais destacados, vão ser resolvidos de forma faseada, para que possam desenvolver as suas actividades com maior dignidade e celeridade”, concluiu.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola destacou-se, esta quinta-feira, no Workshop de Certificação de Aeroportos, organizado pela Interim SADC Aviation Safety Organisation (SASO) e pela South African Civil Aviation Authority (SACAA), sob coordenação técnica da Escritório Regional ESAF da ICAO no Quénia.
O Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA) em parceria com o Ministério da Saúde realizaram, na quarta-feira, um workshop educacional sobre saúde e higiene menstrual para 197 alunos da Escola Trabalho em Luta, em Luanda.
A Assembleia Nacional (AN) deu, esta sexta-feira, em Luanda, “luz verde”, ao Projecto de Resolução que aprova a “composição definitiva” da Mesa que a compõe e, com a medida, garante trabalhar de forma “coesa”, em nome do interesse nacional.
O Centro de Controlo e Missão de Satélites da Funda (CCM), inaugurado, esta sexta-feira, pelo Presidente da República, João Lourenço, tem a capacidade para operar três satélites em simultâneo, e é uma das infra-estruturas mais bem equipadas da Região Austral.
Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
A Agência de Protecção de Dados (APD) foi criada, em Outubro de 2019, para fiscalizar as instituições públicas e privadas que tratam de dados pessoais dos cidadãos. Para funcionar, a instituição necessita de um orçamento que permita a adopção de meios humanos e materiais para realizar cabalmente as suas atribuições orgânicas.
Angola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai esperar antes de decidir se aumenta a produção, afirmou, esta sexta-feira, em Londres, o presidente em exercício, o guiné-equatoriano Gabriel Mbaga Obiang Lima.
A implementação efectiva na área de aeroportos de 68 por cento das iniciativas, nota superior à média regional de 49 por cento e da média global de 62 por cento, esteve na base do convite e participação de peritos angolanos no “Workshop Certificação de Aeroporto”, no Quénia, onde partilharam a experiência do país junto de peritos da Região.