A Ombala do Tchingolo viu o novo soberano ser entronizado, no passado domingo, trata-se do trigésimo rei na linhagem, Narciso Sakulenga Tchipiquita, conhecido a partir de agora como Tchipiquita II.
Três cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 25 e 45 anos, foram apresentados, hoje, no Lucala, província do Cuanza-Norte, acusados de furtarem 400 travessas dos Caminhos de Ferro de Luanda.
O governador do Cuando Cubango garantiu, domingo, em Menongue, apoio institucional à Igreja Católica, em especial na formação do homem novo, por meio de acções que visam proporcionar o desenvolvimento sustentável da província e o bem-estar das famílias.
José Martins disse, na abertura das festividades do Jubileu dos 50 anos de existência da Diocese de Menongue, que o Governo e a Igreja Católica devem trabalhar juntos para o bem-estar das comunidades, principalmente as que se encontram nas zonas de difícil acesso da província.
O Governo do Cuando Cubango, referiu, está a trabalhar, afincadamente, apesar da crise económica, para apoiar a Igreja Católica na melhoria das condições para que os peregrinos ao Santuário de Santa Maria do Missombo estejam bem instalados e as actividades do 50.º aniversário do Episcopado de Menongue possa decorrer sem sobressaltos.
O governador reconheceu, ainda, o trabalho que o bispo da Diocese de Menongue, Dom Leopoldo Ndakalako, tem vindo a desempenhar na união e inclusão da Igreja. "É o primeiro bispo da Diocese a deslocar-se aos nove municípios do Cuando Cubango, com o intuito de resolver o problema da comunidade cristã”, disse.
Aos cristãos da Igreja Católica, apelou para trabalharem mais com o Governo do Cuando Cubango na resolução dos problemas sociais que mais afligem as comunidades da província. "A Igreja é uma instituição fundamental para a sociedade”.
Agradecimento
Na homilia, o bispo da Diocese de Menongue, Dom Leopoldo Ndakalako, agradeceu os feitos da Igreja Católica na província e revelou que as celebrações dos 50 anos de existência da instituição religiosa começou, ontem, e decorre até Agosto de 2025.
A abertura do ano jubilar, disse, é uma graça e bênção, no sentido de todos os cristãos entregarem-se com entusiasmo na missão universal da Igreja, que é consolidar os laços de comunhão e congregar os homens.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO segundo comandante provincial de Luanda da Polícia Nacional, comissário Pedro Januário, pediu, esta segunda-feira, aos cidadãos maior colaboração com as forças da ordem e evitarem resistir em caso de uma orientação dada para ajudar a dirimir um possível conflito na via pública.
Vários deputados de diferentes partidos políticos da Assembleia Nacional defenderam, no passado sábado, na província do Moxico, que o Festival do Luvale deve ser orçamentado para que tenha outra dimensão cultural.
Mais de 2.000 agentes de campo do Censo Geral da População e Habitação iniciaram, esta segunda-feira, em Luanda, um ciclo formativo para serem dotados de habilidades, ferramentas e conhecimentos sobre a actividade censitária.