Sociedade

Governador de Luanda está empenhado em criar um ambiente mais saudável

Nilza Massango

Um programa alargado para a mobilização dos cidadãos da cidade capital na preservação, cuidado e protecção do meio ambiente é implementado, dentro de dias, anunciou o governador Manuel Homem, no acto provincial do Dia Nacional do Ambiente, assinalado ontem, em todo o país.

01/02/2023  Última atualização 07H25
Manuel Homem pretende reabilitar a maioria dos espaços verdes da cidade capital, assim como criar um ambiente favorável para o crescimento da natureza © Fotografia por: Edições Novembro

Em declarações aos jornalistas, depois de plantar uma árvore, de quase dois metros de altura,  com a ajuda dos alunos, na escola do Ensino Primário nº1.206, Manuel Homem informou que o referido programa, a ser implementado em coordenação com  as associações ligadas ao Ambiente,  tem a duração de um ano.

A meta, disse, é realizar mais acções que incentivem a plantação de árvores, o saneamento básico, a manutenção e limpeza das zonas verdes de toda a cidade capital. "No quadro das acções relacionadas ao ambiente, e das orientações do Ministério do Ambiente, o Governo Provincial de Luanda está a promover uma campanha de manutenção dos espaços verdes, porque o ambiente é de todos e é fundamental começar a preparar as crianças, para a importância da preservação da natureza”, referiu, contando que recebeu do Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), 300 mudas de plantas para a província, que começaram a ser colocadas no município de Viana.

Em relação aos programas de manutenção e limpeza, em curso na província de Luanda, o governador informou que apesar dos desafios quanto à capacidade de resposta ou actuação imediata do Governo e também da falta de colaboração dos munícipes, vai continuar empenhado e comprometido com a preservação do meio ambiente, através de actividades constantes.  

Manuel Homem referiu, ainda, que o Governo Provincial de Luanda (GPL) tem um programa massivo, com as associações ligadas ao Ambiente, para a plantação de árvores em toda a província.

O Gabinete Provincial da Educação, continuou, tem trabalhado para que todas as escolas, dentro dos programas de sensibilização e preparação, possam envolver os alunos na manutenção dos jardins. O objectivo, acrescentou, é incluir também os encarregados de educação nestes projectos, como forma de transmitir uma mensagem positiva sobre a importância de se preservar o meio ambiente para um mundo melhor. "Os munícipes são fundamentais neste processo”.

Sobre as medidas assertivas para evitar os níveis de poluição na província de Luanda, Manuel Homem apontou que o primeiro passo é a sensibilização das pessoas, uma acção que já é  feita e vai ser reforçada com várias campanhas de sensibilização, a serem divulgadas nos diferentes meios de comunicação social.

"A mudança de atitude passa por todos perceberem que é preciso preservar o ambiente. Depois se seguem as medidas sancionatórias necessárias, para que se possa corrigir o comportamento dos cidadãos que insistem em práticas noviças ao meio ambiente”, ressaltou.

 

Adultos como exemplo

Numa mensagem dirigida ao governador Manuel Homem, os alunos da escola do Ensino Primário 1206, do distrito da Ingombota, no município de Luanda, local que acolheu o acto provincial do Dia do Ambiente, destacaram que para a criação de um ambiente saudável é preciso os adultos darem o exemplo aos  mais novos.

Com o objectivo de terem uma escola mais verde, os alunos pediram ao titular da província de Luanda para ser o padrinho da escola e patrocinar uma empresa de jardinagem para manutenção  e embelezamento da instituição. Manuel Homem aceitou o pedido, mas com a condição dos alunos ajudarem, também, no acto.

 

 Escola mais verde e limpa

A directora do Gabinete Provincial da Educação de Luanda, Philomene José Carlos, disse que a criação de um programa de preservação do ambiente, nos próximos dias, vai desafiar as escolas dos municípios da capital a se tornarem mais verdes e limpas.  

Dos programas já existentes nas escolas em relação ao meio ambiente, Philomene José Carlos avançou que as acções incluem a plantação de arvores, campanhas de limpezas com os alunos,  palestras nas escolas sobre protecção do meio ambiente, preservação dos mares, rios e oceanos, um trabalho que também consta das apostas da Agenda 20/30 das Nações Unidas.

"A aposta é instruir e educar. Precisamos educar as crianças para que dêem exemplo aos adultos, pois, estas ao aprender acabam dando exemplo aos mais velhos”, referiu.

O acto contou com a presença dos vice-governadores para os sectores Político e Social, Manuel Gonçalves, Económico, Gilson Carmelino, e Técnico e Infra-Estruturas, Cristino Ndeitunga, que também plantaram árvores, com o apoio de 40 alunos da escola do Ensino Primário nº1.206.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade