Depois do lançamento da primeira campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda do palato realizado pelo hospital Josina Machel em Setembro de 2022, que culminou com cirurgias de 153 crianças vindas de vários pontos do País, a Província do Bié, acolhe de 6 à 14 de Fevereiro de 2023 no Hospital Dr. Walter Strangway, a segunda fase da campanha de cirurgias do lábio leporino.
O governador da província de Luanda, Manuel Homem, defendeu, ontem, a necessidade de se controlar o crescimento territorial desordenado, trabalhar na infra-estruturação de terrenos, rever os procedimentos de atribuição de títulos de terra e da actuação dos fiscais.
"Luanda tem desafios de urbanização. O IPUL vai continuar a desempenhar um papel estruturante para que se possa controlar o crescimento desordenado, que se assiste na província de Luanda. Precisamos colocar um limite e, para isso, o IPGUL é chamado a olhar para os documentos orientadores e implementá-los”, disse Manuel Homem, apelando para a necessidade de as administrações municipais reverem, com urgência, os procedimentos de atribuição de títulos de terra, bem como trabalhar afincadamente para a resolução dos problemas da construção desordenada e da venda ambulante.
Segundo o governador, para os problemas que os cidadãos levantam em relação aos terrenos, é preciso, rapidamente, identificar soluções, que devem ser implementadas, para que a problemática crescente em determinado município possa ser controlada.
Sobre a Quiçama, que tem como nova administradora Elisabete Rafael, defendeu a necessidade de se fazer com que o município se torne num pólo de desenvolvimento turístico, apostando em infra-estruturas sociais e na criação de vias rodoviárias, secundárias e terciárias.
Aconselhou aos empossados no sentido de primarem pelo diálogo com a população. "Continuamos a receber algumas reclamações de cidadãos. Solicito aos administradores que, ao nível de cada município, continuemos a estabelecer o vínculo de aproximação e, à medida das possibilidades, resolver os problemas das comunidades”.
Plano integrado
Segundo Manuel Homem, o plano integrado de intervenção na província de Luanda, um documento orientador para os diferentes projectos que estão a ser executados, aprovado pelo Conselho de Ministros, vai permitir que, nos municípios, as vias secundárias e terciárias ou ainda projectos no domínio da Saúde e da Educação possam ser materializados com maior rapidez.
"Também quero destacar a atenção especial do GPL em relação ao acompanhamento às acções que são desenvolvidas nos municípios. Existem determinados vícios que ainda precisamos cortar”, apontou.
Sobre os empossados, referiu que os municípios recebem quadros com experiência na governação local. Apelou no sentido de continuarem a interagir com a população, visando a resolução dos problemas de forma célere.
Os empossados
Naulila André é a nova administradora do município do Kilamba Kiaxi. Antes, exercia o cargo de administradora distrital do Neves Bendinha. Licenciada em Política Social, a recém-empossada disse que as prioridades para o município serão definidas com a população, apesar de existir um plano director.
"Tratando-se de um município extenso e complexo, penso que o ideal é estabelecer prioridades em função das necessidades, que, acreditamos, sejam imensas. As áreas logo a intervir têm a ver com as vias, venda desordenada e valas de drenagem”, apontou.
Foram empossados, entre outros, Miguel Silva de Almeida, para o cargo de administrador de Belas, Auzílio Jacob, administrador de Cacuaco, Nelson Funete, administrador de Icolo e Bengo, Rui Duarte, administrador de Talatona, Tomás Bica Mumbungo, administrador do Cazenga e Demétrio Sepúlveda, administrador de Viana.
Foram ainda empossados, Osvaldo Fortes para o cargo de director-geral do IPGUL, e Maria António para o cargo de directora geral adjunta do IPGUL.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO Instituto Nacional de Recursos Hídricos do Ministério da Energia e Águas informou, hoje, que devido às fortes chuvas ds últimos dias, na cidade de Ondjiva, província do Cunene, houve deslocamento de placas numa das secções do Canal Condutor Geral do Cafu.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
A direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF) teve uma reunião com os representantes da ANCAF (Associação Nacional de Clubes Angolanos de Futebol), esta terça-feira, para abordar a criação da futura liga de clubes, pressuposto que passa pela alteração da actual Lei de Base dos Desportos.
Em alusão ao 106º aniversário da morte de Mandume-ya-Ndemufayo que se assinalou a 6 de Fevereiro, o Arquivo Nacional de Angola (ANA), realiza no dia 8 do corrente mês, no auditório Uanhenga Xitu, uma palestra, pelas 10:00 horas, com o prelector, Professor Doutor Tiago Cuango.
Depois do lançamento da primeira campanha de cirurgias gratuitas de deformidades do lábio e fenda do palato realizado pelo hospital Josina Machel em Setembro de 2022, que culminou com cirurgias de 153 crianças vindas de vários pontos do País, a Província do Bié, acolhe de 6 à 14 de Fevereiro de 2023 no Hospital Dr. Walter Strangway, a segunda fase da campanha de cirurgias do lábio leporino.
O empresário e antigo político espanhol Josep Piqué declarou, segunda-feira, que a expansão da influência chinesa e russa na América Latina é preocupante e as lideranças ocidentais devem contribuir para manter os valores democráticos nestes países.