Política

Governador aponta aos empresários áreas potenciais para o investimento

Lourenço Bule

Jornalista

O governador do Cuando Cubango, José Martins, apontou, ao sector empresarial, a agro-pecuária, turismo e exploração de recursos minerais como áreas com elevado potencial para o i9nvestimentp, naquela província, durante um acto público realizado no Menongue.

17/03/2023  Última atualização 08H30
José Martins (à esquerda) adopta conceitos de marketing para promover o crescimento económico do Cuando Cubango © Fotografia por: Nicolau Vasco | Edições Novembro | Cuito Cuanavale

"Tendo em vista o grande potencial que a região tem, o que falta são apenas de investidores”, declarou José Martins no lançamento de uma logomarca adoptada pelas autoridades da província com a denominação "Terras do Progresso” e criada para divulgar as potencialidades económicas, culturais e turísticas, bem como, os recursos minerais, hídricos e a fauna que a província possui.

Com cores escolhidas para simbolizar potencialidades económicas, a logomarca foi apresentada num acto em que participaram quatros ex-governadores da província durante o período de 1995 à 2019, Manuel Dala, João Baptista Tchindandi, Eusébio de Brito Teixeira e Pedro Mutindi, assim como o presidente do Conselho de Administração da Agência Nacional para a Gestão da Região Angolana do Okavango (ANAGERO), Rui Lisboa.

"Com base nos documentos elaborados pelos antigos governadores da província do Cuando Cubango e em estudos mais actuais, pensamos em criar a identidade da província para que possamos atingir vários objectivos, principalmente, para o desenvolvimento socioeconómico”, disse.

A logomarca está representada, no topo, por dois soldados com as cores castanho-escuro erguendo a insígnia da República de Angola, representando a defesa da integridade do país, que a 23 de Março de 1988 granjeou a victória na Batalha do Cuito Cuanavale, uma data actualmente comemorada em toda a África Austral.  

As palavras Cuando e Cubango estão representadas com a cor verde, o que simboliza as riquezas da fauna e flora, bem como a cor acastanhada, simbolizando o solo da região potencialmente rica em recursos minerais tais como o ouro, diamante, ferro e bronze.

Faixas acastanhadas que circundam as palavras Cuando e Cubango, representando outras potencialidades que a província possui e estão por ser exploradas, sendo elementos propícios para tornar a região uma "Terra do Progresso” e não do "fim do mundo”, como a província era popularmente designada no passado.

Segundo o governador, o Cuando Cubango está na rota do desenvolvimento social e económico, pelo que urge a necessidade de trabalhar-se na atracção de investimento e proporcionar cada vez mais postos de trabalho para os jovens, que são a força motriz para o engrandecimento da sociedade. 

José Martins notou que a identidade visual do Cuando Cubango foi inspirada pelo antigo governador Eusébio de Brito Teixeira, que tinha como principal objectivo denominar a região como "Terras do Progresso” e não do "Fim do Mundo”, como era caracterizada anteriormente por causas das fortes batalhas que foram travadas na região, sobretudo no município do Cuito Cuanavale, que culminou com a independência das Namíbia, abolição do regime do apartheid e libertação de Nelson Mandela.

"Para que todos cidadãos nacionais ou estrangeiros saibam das potencialidades da província do Cuando Cubango, é necessário que possamos divulgar o que a mesma oferece, para que fique na mente de todo homem de negócio que tende a investir na região e proporcionar o desenvolvimento sustentável que a mesma precisa”, disse.

Na ocasião, José Martins ofereceu aos ex-governadores do Cuando Cubango estátuas que simbolizam a logomarca, tendo em conta que foram os precursores dos processos que levam ao já notório reconhecimento do potencial da província junto dos potenciais investidores.

Deputados à Assembleia Nacional, autoridades tradicionais e eclesiásticas, magistrados judiciais e do Ministério Público, empresários, académicos e outros convidados participaram no acto.

Projecto turístico transnacional sai beneficiado

O presidente do Conselho de Administração da ANAGERO considerou a adopção da logomarca do Cuando Cubango como um marco importante para que a região esteja na rota do desenvolvimento nos mais variados aspectos.

Rui Lisboa disse que, apesar do projecto Okavango/Zambeze ser de âmbito nacional, vai trabalhar em estreita colaboração com o Governo da Província do Cuando Cubango para a promoção do turismo na região.

"Em todas as nossas acções de promoção estaremos também a elevar as grandes potencialidades turísticas que a província do Cuando Cubango possui, para que possamos atrair investidores nacionais e estrangeiros”, afirmou o presidente da ANAGERO.

Destacou que o Cuando Cubango consta nas prioridades do desenvolvimento do turismo, com realce para o projecto transfronteiriço Okavango/Zambeze, que inclui Angola, Namíbia, Zâmbia, Zimbabwe e Botswana, pelo que, com a adopção da logomarca da província vai-se reflectir sobre importantes decisões institucionais e empresariais de investimento.

Rui Lisboa anunciou que a ANAGERO vai promover, em Setembro, o primeiro fórum de investimento para a região angolano do Okavango, com intuito de atrair capital privado, tendo em conta que é um factor importante para dinamização de toda a actividade económica e social do Cuando Cubango.

Sublinhou que o fórum conta com várias etapas, sendo uma realizada na cidade de Menongue e outras com expectativa de serem realizadas nos municípios fronteiriços do Cuando Cubango com a Namíbia e Zâmbia, nomeadamente Cuangar, Calai, Dirico e Rivungo.

Rui Lisboa apontou a falta de vias de acesso e meios de comunicação como um dos factores que mais dificulta o financiamento na área angolana do projecto Okavango/Zambeze.

Símbolo é autêntico e identifica província

O antigo governador do Cuando Cubango Eusébio de Brito Teixeira declarou, em nome de todos os outros ex-governadores, aprovação da logomarca, considerando que representa de forma clara a era do desenvolvimento sustentável da província.

Eusébio de Brito Teixeira realçou que do Cuando Cubango conta com milhares de habitantes que anseiam pelo crescimento económico, lamentando que, apesar das suas potencialidades hídricas, faunísticas e minerais, a província ainda dá os passos iniciais da expansão desejada.

Referiu que, com a criação da logomarca, a província do Cuando Cubango também estabelece um novo período de governação, caracterizado por um ambiente que oferece a cada cidadão nacional e estrangeiro a oportunidade de investir, crescer e desenvolver-se plenamente, para a realização dos seus legítimos projectos de vida.

O ex-governador definiu a logomarca como uma criação moderna e inovadora que, para além de carregar os valores do povo vanganguela, promove as riquezas e potencialidades do povo do Cuando Cubango que muito sofreu por causas das guerras que assolaram o país, principalmente, a batalha do Cuito Cuanavale.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política