O Chefe de Estado, João Lourenço, endereçou uma mensagem a felicitar o povo congolês, Governo e o seu homólogo Félix Tshisekedi, pela celebração do 62º aniversário da Independência da República Democrática do Congo (RDC).
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A importância histórica do município do Golungo-Alto no surgimento e crescimento estrutural do MPLA, enquanto força política que liderou os processos de Luta de Libertação Nacional, foi ressaltado, na vila com o mesmo nome, pelo secretário provincial do partido dos "camaradas" no Cuanza-Norte, Adriano Mendes de Carvalho.
O político, que falava durante o acto de massas, enquadrado na abertura da pré-campanha no Cuanza-Norte, disse que os habitantes do Golungo-Alto sempre estiveram ao lado do MPLA, desde os primórdios da Luta pela Independência Nacional até ao alcance da Paz, em 2002.
Adriano Mendes de Carvalho destacou as figuras de Cónego Manuel das Neves, Manuel Pedro Pacavira, Lopo do Nascimento, António Jacinto e de outras figuras locais, que, desde jovens, se entregaram à causa da luta de libertação nacional, em prol de uma Angola independente, próspera e democrática.
O Golungo-Alto, referiu, é tradicionalmente a terra do MPLA, tendo avançado que a realização do referido acto de massas, realizado no sábado, marca o percurso triunfal daquela associação, para as próximas eleições gerais. "Estou confiante, com a vossa participação activa, numa vitória esmagadora do MPLA nas próximas eleições gerais", enfatizou o político. "Antes da convocatória das eleições para este ano, alguns achavam que o nosso presidente tinha medo de enfrentar a oposição, mas os factos, hoje, provam o contrário", disse. "O nosso presidente está preparado para a vitória". O primeiro-secretário provincial do MPLA no Cuanza-Norte fez saber que os desafios causados pela crise económica e pela Co-vid-19, que, no seu entender, abrandaram, em certo momento, as acções do Executivo, tornaram o MPLA mais forte, com o seu presidente a demonstrar capacidade de gestão e sentido de liderança. "Está provado isso, pela forma como o Executivo recuperou da situação e implementou uma série de projectos sociais pelo país", frisou o dirigente partidário.
Essas acções, disse, "são visíveis, também, aqui, no Golungo-Alto, onde temos realizado melhorias das condições sociais básicas das populações locais".
Acrescentou que têm directamente a ver com projectos estruturantes para o abastecimento de água potável aos habitantes da sede do Golungo-Alto e arredores.
O primeiro-secretário Adriano Mendes de Carvalho destacou a importância da transmissão de mensagens de esperança ao povo, sem desprimor para a criação de hábitos de convivência cívica e pacífica dos militantes do MPLA, para o alcance de uma Angola cada vez mais democrática e civilizada para todos.
Marcelo Manuel | Golungo-Alto
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginO presidente do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na província do Bengo, que o Hospital de Caxito, com capacidade para pelo menos 200 camas fica concluído num prazo de dez meses (Abril de 20203).
O líder do MPLA, João Lourenço, anunciou, neste sábado, na cidade de Caxito, província do Bengo, que “proximamente” as populações daquela região, em particular, os jovens terão a centralidade ao “seu serviço”, cujas obras estão num estado avançado de execução.
A deputada do Grupo Parlamentar da UNITA, Mihaela Webba, justificou o voto contra para agenda de quinta-feira próxima, por não ter sido inserida antes da ordem do dia da reunião, a proposta de um debate sobre as instituições de controlo, em particular do Tribunal de Contas e sobre a liberdade de reunião e de manifestação.
O Centro de Estágio do Desporto Paralímpico do país será construído na província do Bengo, cujo lançamento da primeira pedra ocorreu, sexta-feira, na cidade de Caxito, informou o presidente do MPLA, João Lourenço.
A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol está obrigada a ganhar hoje, às 17h00, a similar da Guiné, em jogo referente à quinta do Grupo C, Zona Africana da terceira janela FIBA, de apuramento para o do Mundo da Ásia' 2023.
A Selecção Nacional joga neste domingo(3), pelo quinto lugar, da 23ª edição do Campeonato do Mundo júnior feminino de andebol, quando defrontar às 11h45, a similar da Dinamarca, no Pavilhão Dvorana Golevec de Celje, na Eslovénia.
Estudantes são os frequentadores habituais dos espaços, que têm procurado se adaptar aos novos tempos com projectos regulares e a formação contínua dos quadros especializados. Diana Luhuma defende o papel das bibliotecas nas comunidades, não obstante o avanço das tecnologias, considerando que nem toda a informação está disponível na Internet e nem todos têm acesso a esta ferramenta tecnológica.
O novo director-geral adjunto do Serviço de Migração e Estrangeiro (SME), comissário de migração João Fortunato Machado, e o director do Instituto Superior de Ciências Policiais e Criminais José Serra Van-Dúnem, comissário-chefe Luís da Fonseca Cadete, iniciaram, sexta-feira(1), funções.
A Rede Nacional de Transporte de Electricidade (RNT) comunica que continua a trabalhar para apurar as causas da interrupção geral no fornecimento de energia, ocorrida ontem, no Sistema Norte e Sul, informa uma nota da instituição.