Desporto

Girabola: Leões quebram jejum e devoram militares no Estádio do Tafe

António Soares | Cabinda

O Sporting de Cabinda quebrou o jejum de derrotas nesta segunda volta do Girabola. Depois de quatro jornadas sem vencer, os leões do Norte voltaram ontem às vitórias, ao e vencerem o 1° de Agosto por 2 - 1, para a 20ª jornada, em jogo realizado em dois dias.

16/04/2024  Última atualização 08H00
Formação militar regressa cabisbaixa de Cabinda onde averbou mais um desaire © Fotografia por: Agostinho Narciso |Edições Novembro

Tudo começou com um atraso acima dos 45 minutos da hora normal para início, face à falta de dinheiro para o pagamento da equipa de arbitragem, já que o Sporting de Cabinda mostrou-se indisponível, alegando que o clube não tem recursos financeiros. A situação gerou confusão no interior e exterior do estádio do Tafe e, por pouco, o jogo não se realizaria.

Depois da equipa anfitriã efectuar o pagamento aos árbitros por outras vias, o jogo teve início às 16 horas, quando o árbitro Feliciano Lucas orientou as equipas a entrarem em campo.

A voz da equipa anfitriã não foi tida em conta quando propôs ao conselho de arbitragem que o jogo fosse adiado para o dia seguinte, devido a falta de luz artificial no estádio, onde as torres de iluminação se encontram avariadas, facto que não permite a realização de jogos no período nocturno.

No jogo, os militares tiveram boa exibição, criando várias oportunidades de golo, mas sem êxito nos lances que foram apontados a baliza adversária, cujo guarda-redes, Muller, não permitia que a sua baliza fosse violada, de modo a assegurar a vitória em casa.

Como quem não marca sofre, o Sporting de Cabinda jogou na defesa, e soube proteger as suas zonas vulneráveis durante o jogo, dificultando a fúria que o 1° de Agosto trazia para descarregar aos leões.

O plantel leonino aguentou a todo custo os ataques agressivos da turma militar, que almejava arrancar os três pontos a todo o custo.  Aos 64 minutos, Anderson foi astuto e aproveitou uma distracção do guarda-redes Neblu, fazendo o primeiro golo para o Sporting de Cabinda.

Macaia, foi tocado na grande área leonina e o árbitro não hesitou, assinalou uma grande penalidade a favor do 1° de Agosto, que foi questionada pela equipa anfitrião, alegando que a arbitragem jogava à favor da equipa visitante. Dago na conversão permitiu a defesa de Muller.

Aos 84 minutos, num lance de canto, Tome chutou forte para a baliza leonina, passando a bola para as mãos do guarda-redes Muller, mas o último defesa que se encontrava no poste direito defendeu a bola que por pouco passaria a linha do golo. Mesmo assim, o arbitro Feliciano Lucas assinalou golo, justificando pouca visibilidade no campo, e que a bola passou a linha.

Diante disso, o plantel leonino e toda a direcção foram ao encontro da equipa de arbitragem para pedir satisfações e ordenar que anulassem o referido golo, por se tratar de um anti-golo. Mas o árbitro manteve firme na sua decisão, validando o golo que deu o empate ao 1° de Agosto.

A situação gerou uma confusão que terminou sem consenso, e o jogo foi adiado para o dia seguinte, para se jogarem os últimos 10 minutos que faltavam. Na manhã de ontem, as duas formações entraram em campo para darem sequência da partida, dispostas a desempatar.

Logo ao início, Anderson voltou a dar alegria aos leões do Norte, ao marcar o golo da vitória para a equipa leonina aos 88 minutos, num lance de ataque combinado entre este e Xavier, marcando o golo milagroso que alterou o resultado da partida para 2 - 1 a favor do Sporting de Cabinda.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto