Cultura

Gilmário aborda saída dos Tunezas em espectáculo

Manuel Albano

Jornalista

“Fora do Grupo” é o tema do primeiro grande espectáculo do humorista Gilmário Vemba, no formato stand up comedy, a ser realizado dia 30 deste, no Centro de Conferências de Belas (CCB), no Futungo, três anos depois da sua desintegração do grupo Os Tuneza.

22/07/2022  Última atualização 10H10
Humorista Gilmário Vemba está a consolidar a sua carreira a solo depois da saída do grupo © Fotografia por: Edições Novembro
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, o comediante garantiu que depois da saída do grupo de humor "passaram-se muitas coisas e que agora é hora de falar sobre o assunto”. Embora se tenha fechado a "sete chaves”, quanto ao guião do espectáculo, em poucas palavras, garantiu apenas que está a preparar um espectáculo "memorável”.

Gilmário Vemba explicou que vai ser uma actividade com a duração de 1h30, com a participação de um convidado especial, que preferiu manter igualmente no anonimato. Gilmário Vemba, nos últimos anos tem sido um dos humoristas mais aclamados e acarinhados, que tem conquistado o coração dos angolanos, e não só, com as suas piadas sobre o quotidiano e da carreira artística de vários famosos do mercado nacional e internacional.

Quem for ao espectáculo, disse, vai poder ter momentos de descontracção, lazer e muita alegria, por formas a assegurar uma "verdadeira festa de humor”. Muita coisa aconteceu ao longo desse tempo e o público que comparecer no CCB, afirmou, vai poder saber melhor o conteúdo do espectáculo”.

No ano passado, o cantor Anselmo Ralph convidou o humorista para partilhar o mesmo palco, nos espectáculos realizados nas noites do dia 11 de Novembro, no Coliseu de Lisboa, e dia 12, na Altice Fórum Braga. Em 2021,  Gilmário Vemba foi um dos convidados do espectáculo "Pi100Pé”, realizado no Campo Pequeno, em Lisboa, Portugal, nos dias 18 e 19 de Novembro, enquadrado no projecto da  autoria do humorista Fernando Rocha, onde o próprio convida um painel de humoristas para actuar num espectáculo.

Neste espectáculo, o angolano dividiu o palco com nomes conceituados do humor português, com destaque para  Hugo Sousa, João Dantas, Victor Sarro e Herman José, que teve como convidadas especiais Ana Garcia Martins e Beatriz Gosta.

O humorista participou no ano passado no filme "A Dívida”, ao lado de rostos conhecidos  como Sany Carlos, Neide Van-dúnem e Isaac Finório. O filme da autoria de Anacleto de Abreu estreou em Fevereiro deste mesmo ano, no Cinemax, em Luanda, conta igualmente com  outras figuras, como o cantor Prodígio, do grupo Força Suprema, e a apresentadora Sofia Lucas.

 

A saída de Gilmário

O humorista Gilmário Vemba deixou de ser, desde o dia 23 de Outubro de 2019, parte do elenco de Os Tuneza, por não se rever na linha editorial, com o explicou na altura o director do grupo, Orlando Rodrigues.

Foi com muita tristeza que o grupo comunicava aos fãs, amigos, simpatizantes e ao público em geral que um dos membros fundadores, Gilmário Vemba, já não fazia parte dos projectos do colectivo, porque pretendia seguir uma carreira a solo, depois de um vínculo de 20 anos.

Com esta separação, o grupo passou a ser composto, apenas, por José Chieta (Tigre), Orlando Kiquassa (Orlando), Daniel Vilola (Costa Vilola) e Cesalty Paulo (Tinocas). Os colegas em comunicado agradeceram a Gilmário Vemba pelos "anos juntos” e desejaram-lhe êxitos na carreira.

O Jornal de Angola na mesma época procurou ouvir reacções do colega. O actor Daniel Vilola lamentava a situação e "não encontra motivos para o sucedido, pelo facto de, a nível interno, não existir qualquer problema de relacionamento entre os colegas.”

O grupo, explicou, tomou tal decisão, para não ser acusado de prejudicar o actor na realização do sonho pessoal.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura