O Presidente dos EUA, Joe Biden, assume que deu a ordem para aviões caças da Força Aérea abaterem, este sábado, o alegado balão espião chinês que sobrevoava o território norte-americano desde terça-feira.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
O ministro das Finanças do Ghana disse este sábado que estava “verdadeiramente arrependido” pelas dificuldades económicas do país, mas se defendeu das acusações de que não é adequado para o cargo.
O ministro Kenneth Ofori-Atta enfrentou um inquérito dos legisladores sobre a sua gestão financeira, enquanto o governo estava sob pressão crescente e o presidente Nana Akufo-Addo enfrentava críticas crescentes daquilo que se tornou a pior crise económica do Ghana em décadas.
Durante o período de crise, o Governo ghanense tem vindo a negociar até US$ 3 bilhões em crédito do Fundo Monetário Internacional (FMI) para ajudar a fortalecer as finanças públicas.
Um dos principais produtores de Cacau e Ouro, em África e no mundo, o Ghana também possui reservas de petróleo e gás, mas os seus pagamentos de serviço da dívida são altos e, como o resto do continente, foi duramente atingido pelas consequências da pandemia global e da guerra na Ucrânia.
O cedi, moeda do Ghana caiu para mais de 40 por cento este ano, sobrecarregando os importadores de matérias-primas e processadas. A inflação atingiu um valor que não se verificava há 21 anos, de 40,4 por cento em Outubro, devido ao aumento dos custos de importação.
Diante deste cenário, Ofori-Atta enfrentou a censura dos legisladores dos principais partidos políticos que pediam a sua destituição do cargo. Na semana passada, o parlamento criou um comité para investigar as alegações da oposição o que acusa de estar a beneficiar-se da situação no país, através de pagamentos ilegais e contratos anti-éticos, entre outras irregularidades.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginA missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.
As Nações Unidas alertaram este sábado para o agravamento da situação de segurança na Nigéria com o aumento de ataques "baseados na identidade", na sequência da morte de 40 membros da comunidade fulani na semana passada.
As Forças Navais dos Estados Unidos da América (EUA) defenderam este sábado, na África do Sul, o reforço da segurança militar conjunta nas águas do continente africano para manter a estabilidade global.
O Mestre FIDE Internacional, Eugénio Campos conseguiu o segundo lugar, este sábado, pela equipa Associação Internacional de Xadrez para Deficientes Físicos (IPCA), medalha de prata e conquistou uma medalha de bronze a título individual, na primeira paralímpiada de Xadrez que decorreu, em Belgrado, na Sérvia, de 29 a 5 de Janeiro.
A privatização da empresa de Transportes Colectivos e Urbanos de Luanda – TCUL E.P continua na agenda do Estado, mas com a necessidade de se concluir o processo de saneamento económico-financeiro, e também da reestruturação ainda em curso.
Um total de 1.300 casos de cancro são diagnosticados, anualmente, em Angola, de acordo com os dados do Instituto Angolano e Controlo do Cancro (IACC), divulgados, ontem, por ocasião do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro.
O Papa Francisco pediu, este sábado, aos dirigentes do Sudão do Sul “um novo avanço” a favor da paz no território dividido por lutas de poder e pobreza extrema, no âmbito da visita que está a realizar ao país.
A missão de paz da ONU no Mali “não é viável” sem aumentar o número de forças de paz, de acordo com um relatório preliminar, daquela organização, obtido pela AFP, que menciona uma possível retirada de tropas se as principais condições não forem atendidas.