Os primeiros testes com fluidos (crude) para aferir a eficiência produtiva da Refinaria de Cabinda iniciam em meados de Dezembro deste ano, altura em que se prevê a conclusão da primeira fase do projecto, iniciado em 2021, informou o director-geral da GEMCORP Angola, responsável pela execução da obra.
Angola comercializou, no ano passado, 9,19 milhões de quilates, que corresponde a uma receita bruta avaliada em 1,96 mil milhões de dólares, anunciou, esta sexta-feira, em Luanda, o director do Gabinete de Estudos, Planeamento e Estatística do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás.
O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, disse, quarta-feira, em Luanda, que os Conselhos de Administração da Endiama e Sodiam têm como objectivo atingir as metas de produção que vão estar descritas no Plano de Desenvolvimento Nacional para o período 2023-2027.
Esta perspectiva foi avançada na cerimónia de tomada de posse dos novos membros das respectivas empresas, recentemente nomeados.
O ministro disse que estas metas de produção são bastante elevadas num contexto de mercado internacional difícil, mas é um desafio que o sector está lançar para o aumento da produção nacional. Avançou que outro grande desafio para o novo conselho é de dar continuidade a instalação de fábricas de lapidação no Pólo de Desenvolvimento de Saurimo e o de continuar com mais acutilância o processo de formação dos jovens, essencialmente a formação técnica e profissional.
Conforme reiterou o ministro Diamantrino Azevedo, o Ministério conta com a escola de lapidação, que funciona em Saurimo e a escola técnica profissional da Endiama, além de outras existentes no país.
"Queremos, com mais fábricas de lapidação, aumentar a quantidade de diamantes lapidados em Angola e, a juntar a essas metas produtivas, a garantia de maior inserção de empresários angolanos na actividade produtiva, fundamentalmente na semi-industrial e garantir que todas as empresas, que actuam na actividade diamantífera se prontifiquem a realizar projectos sociais”, disse o ministro Diamantino Pedro Azevedo.
Seja o primeiro a comentar esta notícia!
Faça login para introduzir o seu comentário.
LoginAngola, República Democrática do Congo (RDC) e Zâmbia selaram, esta sexta-feira, na cidade do Lobito, província de Benguela, um acordo tripartido histórico de criação da Agência para a Facilitação do Transporte de Trânsito do Corredor do Lobito, cumprindo assim uma das metas de integração.
O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, participa, hoje, em representação do Presidente da República, João Lourenço, na Cimeira Kwahu, a ter lugar na capital do Ghana, Accra, sob o lema: Diálogo de Alto Nível Sobre Prosperidade em África.
A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) vai esperar antes de decidir se aumenta a produção, afirmou, esta sexta-feira, em Londres, o presidente em exercício, o guiné-equatoriano Gabriel Mbaga Obiang Lima.
A implementação efectiva na área de aeroportos de 68 por cento das iniciativas, nota superior à média regional de 49 por cento e da média global de 62 por cento, esteve na base do convite e participação de peritos angolanos no “Workshop Certificação de Aeroporto”, no Quénia, onde partilharam a experiência do país junto de peritos da Região.
O ministro de Estado e chefe da Casa Militar do Presidente da República, Francisco Furtado, cumpriu, entre os dias 25 e 28 do mês um curso, na República da Sérvia, uma visita de trabalho enquadrada no reforço da cooperação militar partilhada pelos dois países.
O país necessita de apostar urgentemente na criação de uma indústria farmacêutica, para reduzir, em grande medida, a importação de medicamentos, defendeu, este sábado, em Luanda, o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA).
A província de Luanda lidera a lista das cidades com maior casos de lepra, em todo o país.
Cerca de 797 novos casos de lepra foram diagnosticados durante o ano passado, em todo o país, e deste número, 93 são crianças, informou este sábado, em Luanda, o coordenador nacional do Programa de Controlo e Combate da doença.
A circulação do comboio do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB), no troço Huambo/Lobito, retomou, sábado, após 72 horas de interrupção, em consequência do descarrilamento de seis vagões cisternas, no município do Ucuma.