Sociedade

Gestores escolares no Uíge aprimoram conhecimentos

Os directores dos magistérios primários, escolas secundárias, liceus, institutos médios politécnicos e colégios do Uíge estão a ser capacitados sobre matérias relacionadas com as novas tecnologias de informação e comunicação.

24/09/2022  Última atualização 08H40
Transmissão de conhecimentos nas escolas vai melhorar © Fotografia por: DR

A acção de formação, proporcionada pelo Centro de Tecnologias e Informação do Uíge, decorre até finais do mês de Outubro, disse, ontem, o director da instituição, organizadora da actividade.

Virgílio Cordeiro explicou que a meta é capacitar os gestores escolares, de forma a terem maior domínio dos novos paradigmas tecnológicos, tendo em conta os desafios actuais e futuros da ciência.

O Governo Provincial do Uíge, disse, tem estado a propor sistemas informáticos actuais aos gestores de algumas escolas da província e, para o melhor manuseamento, a acção de formação é essencial.

As aulas de formação, continuou, vão ser ministradas duas vezes por semana, com uma carga horária de 5 horas. "Os beneficiários estão a ser capacitados em dois módulos, sendo um avançado de informática e o outro relacionado com a reparação, manutenção de equipamentos informáticos, instalação de softwares e configuração de servidores".

Numa primeira fase, esclareceu, a formação está a ser dada, apenas à 45 formandos, do município sede da província. "Porém, a ideia é alargar a capacitação, numa segunda fase, aos demais 15 municípios do Uíge, através de bolsas de estudos locais, que vão incluir alguns professores”, destacou.

 

Lussilavova Lopes e Albertina Miezi | Uíge

 


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade